Proposta de abordagem exploratória de um corpo em equilíbrio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p005-021Palavras-chave:
Estática, Ensino de Física, TDICResumo
A mudança de postura metodológica dos professores de ciências, em especial de física, no ensino básico está diretamente ligada a forma como esses profissionais serão formados durante seus cursos de graduação, nesse sentido é fundamental que a abordagem dos conteúdos no ensino superior seja revista e atualizada. Como contraponto às ementas laboratoriais tradicionais, nesse trabalho é apresentada a discussão dos conceitos associados ao equilíbrio de um corpo sob ação de forças concorrentes e coplanares a partir de uma questão apresentada aos estudantes e que deve ser respondida com o uso de ferramentas teóricas, computacionais, que aqui foi sugerido o GeoGebra, e experimental, com o uso da mesa de força, criando um ambiente em que os estudantes possam se habituar a inserir ferramentas tecnológicas como aliadas da sua aprendizagem.
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