Proposta de abordagem exploratória de um corpo em equilíbrio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p005-021

Palavras-chave:

Estática, Ensino de Física, TDIC

Resumo

A mudança de postura metodológica dos professores de ciências, em especial de física, no ensino básico está diretamente ligada a forma como esses profissionais serão formados durante seus cursos de graduação, nesse sentido é fundamental que a abordagem dos conteúdos no ensino superior seja revista e atualizada. Como contraponto às ementas laboratoriais tradicionais, nesse trabalho é apresentada a discussão dos conceitos associados ao equilíbrio de um corpo sob ação de forças concorrentes e coplanares a partir de uma questão apresentada aos estudantes e que deve ser respondida com o uso de ferramentas teóricas, computacionais, que aqui foi sugerido o GeoGebra, e experimental, com o uso da mesa de força, criando um ambiente em que os estudantes possam se habituar a inserir ferramentas tecnológicas como aliadas da sua aprendizagem.

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Publicado

2022-06-07

Como Citar

Silva, V. A. da, Inocêncio, T. de O., & Cruz, F. A. de O. (2022). Proposta de abordagem exploratória de um corpo em equilíbrio. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 11(1), 005–021. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p005-021

Edição

Seção

Artigos