Educação Financeira com o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p060-072Palavras-chave:
Educação Financeira, GeoGebra, Sequência didáticaResumo
Este artigo apresenta um trabalho exploratório sobre a Educação Financeira numa perspetiva interdisciplinar, inovadora e interativa com as crianças. Como principal recurso, utilizou-se o GeoGebra, por se mostrar amigável e com potencialidades na articulação de conhecimentos. Assim, apresenta-se uma fundamentação teórica, justificando as escolhas tomadas sobre a utilização do GeoGebra e a importância do desenvolvimento de conhecimentos da Educação Financeira numa perspetiva social de cidadania. De seguida, apresentam-se três applets com sugestões didáticas para explorar em sala de aula. Finalmente, é analisada a aplicação dos applets num contexto não formal com duas crianças, numa perspetiva de pilotagem didática, em tempo de pandemia, onde o contexto formal de aprendizagem desenvolve-se em espaços diferentes. Constatou-se que ambas as crianças desconheciam várias nomenclaturas abordadas em Educação Financeira (ex: rendimento, despesa). Em suma, a articulação com o GeoGebra revelou-se intuitiva e estimulante para a aprendizagem de conceitos específicos de Educação Financeira e de articulação de saberes com a Matemática.
Downloads
Metrics
Referências
BIVAR, A.; GROSSO, C.; OLIVEIRA, F.; TIMÓTEO, M. C. Programa e Metas Curriculares Matemática: Ensino Básico. Ministério da Educação e Ciência, 2013. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Matematica/programa_matematica_basico.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
CAMPOS, Marcelo Bergamini. Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: uma análise de produção de significados. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1789/1/marcelobergaminicampos.pdf. Acesso em: 13 dez. 2020.
DIAS, A.; OLIVEIRA, A.; PEREIRA, C.; ABREU, M. T.; ALVES, P.; BASTO, R.; . . . NARCISO, S. Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos. Lisboa: Ministério da Educação e da Ciência, 2013. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_de_educacao_financeira_final_versao_port.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
DOS SANTOS, José Manuel dos Santos; TROCADO, Alexandre Emanuel Batista. GeoGebra as a Learning Mathematical Environment. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 5, n. 1, pp. 05-22, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/26795/19963. Acesso em: 15 dez. 2020.
DUARTE, José Adelino. O Jogo e a Criança. Estudo de Caso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, 2009. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2296/1/Jos%C3%A9Duarte.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020.
FERNANDES, Dárida Maria. Educação Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico. Aspetos inovadores. Porto: Porto Editora. 1994.
FERNANDES, Dárida Maria. Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básico. Tese (Doutoramento em Didáctica) – Universidade de Aveiro. Aveiro, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/1467. Acesso em: 12 mar. 2021.
FERNANDES, Dárida Maria. Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 7, n. 1, pp. 41-58, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35071/2492. Acesso em: 12 dez. 2020.
FERNANDES, Dárida Maria; SILVA, Nuno Miguel. O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6.º ano de escolaridade. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, v. 6, n. 2, pp. 65-80, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35478/24306. Acesso em: 12 mar. 2021.
FERNANDES, Dárida; SANTOS, Maria; SÁ, Susana. Construir pontes entre a Matemática e a Educação Financeira. In: 4º ENCONTRO ENSINAR E APRENDER COM CRIATIVIDADE DOS 3 AOS 12 ANOS, 2016, Viana do Castelo. Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2016. pp. 153-166. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/14049/1/Art_Fernandes%2c%20D.%20M._2016.pdf. Acesso em: 13 dez. 2020.
GEOGEBRA. O que é o GeoGebra ?. [S. l.], c2021. Disponível em: https://www.geogebra.org/about?lang=pt-PT. Acesso em: 14 dez. 2020.
PEREIRA, Débora; FEITOSA, Francí; SILVÉRIO, Marcos; SOUSA, Rafaela. Educação Financeira Infantil: seu impacto no consumo consciente. Trabalho de Curso de Graduação (Bacharelado em Administração) – Faculdades Integradas Campos Salles. São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.educacaofinanceira.com.br/tcc/impactoconsumoconsciente.pdf. Acesso em: 13 dez. 2020.
SOUZA, Débora. A Importância da Educação Financeira Infantil. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Newton Paiva. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: http://www.educacaofinanceira.com.br/tcc/importancia-da-educacao-financeira-infantil.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
YIN, Robert K. Case Study Research : Design and Methods. SAGE Publications. 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.