Educação Financeira com o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p060-072Palabras clave:
Educação Financeira, GeoGebra, Sequência didáticaResumen
Este artigo apresenta um trabalho exploratório sobre a Educação Financeira numa perspetiva interdisciplinar, inovadora e interativa com as crianças. Como principal recurso, utilizou-se o GeoGebra, por se mostrar amigável e com potencialidades na articulação de conhecimentos. Assim, apresenta-se uma fundamentação teórica, justificando as escolhas tomadas sobre a utilização do GeoGebra e a importância do desenvolvimento de conhecimentos da Educação Financeira numa perspetiva social de cidadania. De seguida, apresentam-se três applets com sugestões didáticas para explorar em sala de aula. Finalmente, é analisada a aplicação dos applets num contexto não formal com duas crianças, numa perspetiva de pilotagem didática, em tempo de pandemia, onde o contexto formal de aprendizagem desenvolve-se em espaços diferentes. Constatou-se que ambas as crianças desconheciam várias nomenclaturas abordadas em Educação Financeira (ex: rendimento, despesa). Em suma, a articulação com o GeoGebra revelou-se intuitiva e estimulante para a aprendizagem de conceitos específicos de Educação Financeira e de articulação de saberes com a Matemática.
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