Educação Financeira com o GeoGebra

Autores

  • Dárida Maria Fernandes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Mariana Bayam Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Ana Rita Pereira Fernandes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • João Pedro Meneses Ribeiro Monteiro Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Pedro Miguel Reis da Silva Lopes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p060-072

Palavras-chave:

Educação Financeira, GeoGebra, Sequência didática

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho exploratório sobre a Educação Financeira numa perspetiva interdisciplinar, inovadora e interativa com as crianças. Como principal recurso, utilizou-se o GeoGebra, por se mostrar amigável e com potencialidades na articulação de conhecimentos. Assim, apresenta-se uma fundamentação teórica, justificando as escolhas tomadas sobre a utilização do GeoGebra e a importância do desenvolvimento de conhecimentos da Educação Financeira numa perspetiva social de cidadania. De seguida, apresentam-se três applets com sugestões didáticas para explorar em sala de aula. Finalmente, é analisada a aplicação dos applets num contexto não formal com duas crianças, numa perspetiva de pilotagem didática, em tempo de pandemia, onde o contexto formal de aprendizagem desenvolve-se em espaços diferentes. Constatou-se que ambas as crianças desconheciam várias nomenclaturas abordadas em Educação Financeira (ex: rendimento, despesa). Em suma, a articulação com o GeoGebra revelou-se intuitiva e estimulante para a aprendizagem de conceitos específicos de Educação Financeira e de articulação de saberes com a Matemática.

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Biografia do Autor

Dárida Maria Fernandes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Professora Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESPP). Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro. Investigadora integrada do inED e presidente da Comissão de Ética do inED. Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Responsável por Unidades Curriculares de Matemática e Ensino da Matemática de cursos relacionado com a formação de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pela Supervisão na Prática de Ensino Supervisionada de professores do 1.º e 2.º CEB (PES). Responsável por vários projetos de investigação europeus na ESEPP e de acompanhamento e intervenção na PES e (co)autora de vários artigos científicos.

Mariana Bayam, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

Ana Rita Pereira Fernandes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

João Pedro Meneses Ribeiro Monteiro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciado em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

Pedro Miguel Reis da Silva Lopes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciado em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Fernandes, D. M., Bayam, M., Pereira Fernandes, A. R., Meneses Ribeiro Monteiro, J. P., & Reis da Silva Lopes, P. M. (2021). Educação Financeira com o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 10(2), 060–072. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p060-072

Edição

Seção

Artigos