Financial Education with GeoGebra

Authors

  • Dárida Maria Fernandes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Mariana Bayam Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Ana Rita Pereira Fernandes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • João Pedro Meneses Ribeiro Monteiro Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Pedro Miguel Reis da Silva Lopes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p060-072

Keywords:

Financial Education, GeoGebra, Didactic sequence

Abstract

This article presents an exploratory work on Financial Education in an interdisciplinary, innovative and interactive perspective with children. As the main resource, GeoGebra was used, for being friendly and with potential in the articulation of knowledge. Thus, a theoretical basis is presented, justifying the choices made regarding the use of GeoGebra and the importance of developing knowledge in Financial Education from a social perspective of citizenship. Next, three applets are presented with didactic suggestions to explore in the classroom. Finally, the application of applets in a non-formal context with two children is analyzed, in a didactic piloting perspective, in a time of pandemic, where the formal learning context is developed in different spaces. It was found that both children were unaware of several nomenclatures covered in Financial Education (eg, income, expense). In short, the articulation with GeoGebra proved to be intuitive and stimulating for the learning of specific concepts of Financial Education and the articulation of knowledge with Mathematics.

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Author Biographies

Dárida Maria Fernandes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Professora Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESPP). Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro. Investigadora integrada do inED e presidente da Comissão de Ética do inED. Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Responsável por Unidades Curriculares de Matemática e Ensino da Matemática de cursos relacionado com a formação de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pela Supervisão na Prática de Ensino Supervisionada de professores do 1.º e 2.º CEB (PES). Responsável por vários projetos de investigação europeus na ESEPP e de acompanhamento e intervenção na PES e (co)autora de vários artigos científicos.

Mariana Bayam, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

Ana Rita Pereira Fernandes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

João Pedro Meneses Ribeiro Monteiro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciado em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

Pedro Miguel Reis da Silva Lopes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Licenciado em Educação Básica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da mesma instituição.

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Published

2021-12-27

How to Cite

Fernandes, D. M., Bayam, M., Pereira Fernandes, A. R., Meneses Ribeiro Monteiro, J. P., & Reis da Silva Lopes, P. M. (2021). Financial Education with GeoGebra. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 10(2), 060–072. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p060-072

Issue

Section

Artigos