Software GeoGebra nos processos formativos dos professores de Matemática:

estado do conhecimento das dissertações e teses no Brasil

Autores

  • Marcio Urel Rodrigues UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Sinelza Gonzaga de Melo Azevedo UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO https://orcid.org/0000-0001-7923-3373

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p092-118

Palavras-chave:

Software GeoGebra;, Processos formativos de professores de Matemática;, Estado do Conhecimento.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou investigar as produções acadêmicas de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil relacionadas ao software GeoGebra para os processos formativos dos professores de Matemática. Desta maneira, a questão norteadora que direcionou esta investigação foi: O que revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) desenvolvidas no Brasil envolvendo o software GeoGebra para processos formativos dos professores de Matemática? Visando delinear compreensões a respeito do objetivo da pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa, na modalidade de Estado do Conhecimento. Os dados da pesquisa foram coletados nas seguintes bases de dados: i) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); ii) Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus da pesquisa foi constituído por 140 pesquisas, sendo 124 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado envolvendo o software GeoGebra num contexto relacionado aos processos formativos dos professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Urel Rodrigues, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNEMAT cAMPUS DE BARRA DO BUGRES

Sinelza Gonzaga de Melo Azevedo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres. Professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. E-mail: sinelza.azevedo@unemat.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3570821768425387 

Referências

ARAÚJO, Josias Júlio de. O software GeoGebra numa proposta de formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). 2020.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho. Raciocínio Proporcional: Integrando Aritmética, Geometria e Álgebra com o Geogebra. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2016.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FERREIRA, Ronaldo Dias. Contribuições do GeoGebra para o estudo de funções afim e quadrática em um curso de Licenciatura em Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

FIORENTINI, Dario. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. V CIBEM – CONGRESSO IBERO AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais... Porto, Meio Digital, 2005.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

GARCIA, Solano Martinazzi. Matemática financeira: discussão de resultados e proposta para capacitação de professores. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

GLOCKNER, Laila Assis. O Uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma Investigação Didática com Licenciandos em Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2017.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar geometria. Educação Matemática em Revista, n. 4, p. 3-13, 1995.

LUCAS, Rodrigo Dantas de. O Software GeoGebra no Ensino de Funções para Licenciados em Matemática: Uma Abordagem Sociocultural. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP, 2019.

MADEIRA, Kristian. O uso do software matemático GeoGebra na formação inicial do professor: manifestações de constituição de ZDP na aprendizagem das funções polinomiais do terceiro grau. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, 2009.

MATHIAS, Daniele Galvao. A Integração do GeoGebra no Estudo de Funções. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2018.

MENDES, Sônia Cristina da Cruz. Práticas pedagógicas para o ensino dos números irracionais. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Severino Sombra, Vassouras, RJ, 2012.

NÉRI, Izaias Cordeiro. Funções: análise de crescimento e decrescimento e de concavidade explorando os registros de representações semióticas em um ambiente de geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante Anhanguera, São Paulo, 2013.

NICACIO, Nilson Herminio. Uma justificava da validade do teorema fundamental da álgebra para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

OLIVEIRA, José Mário Furtado de. GeoGebra: levantamento e reflexões sobre o uso do software por docentes da educação básica de algumas Macrorregiões do Estado do Ceará. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, 2021.

PEREIRA, Lucas Rodrigues. Práticas de ensino em geometria plana. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, MG, 2017.

RODRIGUES, Márcio Urel. Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área de educação matemática. Curitiba: Editora CRV, 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTOS, Romilson Gomes dos. A Sequência Fedathi na Formação Matemática do Pedagogo: Reflexões sobre o Ensino de Geometria Básica e Frações Equivalentes com o Uso do Software Geogebra. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SOUSA, Jakson Ferreira de. Uso do GeoGebra no ensino da Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, 2018.

VANSAN, Alexandre Hungaro. Equações Diofantinas: um projeto para a sala de aula e o uso do GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-12

Como Citar

Rodrigues, M. U. ., & Gonzaga de Melo Azevedo, S. (2022). Software GeoGebra nos processos formativos dos professores de Matemática:: estado do conhecimento das dissertações e teses no Brasil. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 11(2), 092–118. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p092-118

Edição

Seção

Artigos