Software GeoGebra nos processos formativos dos professores de Matemática:
estado do conhecimento das dissertações e teses no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p092-118Palavras-chave:
Software GeoGebra;, Processos formativos de professores de Matemática;, Estado do Conhecimento.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou investigar as produções acadêmicas de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil relacionadas ao software GeoGebra para os processos formativos dos professores de Matemática. Desta maneira, a questão norteadora que direcionou esta investigação foi: O que revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) desenvolvidas no Brasil envolvendo o software GeoGebra para processos formativos dos professores de Matemática? Visando delinear compreensões a respeito do objetivo da pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa, na modalidade de Estado do Conhecimento. Os dados da pesquisa foram coletados nas seguintes bases de dados: i) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); ii) Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus da pesquisa foi constituído por 140 pesquisas, sendo 124 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado envolvendo o software GeoGebra num contexto relacionado aos processos formativos dos professores de Matemática.
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