Pensamento Espacial e Movimentos em Geometria: o GeoGebra com enfoque na construção de cenários animados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p016-031

Palavras-chave:

Habilidades Espaciais, Movimentos no GeoGebra, Geometria Plana e Espacial

Resumo

Os Cenários Animados são construções realizadas no GeoGebra com elementos matemáticos e movimento, constituindo uma cena animada. O movimento, fundamental para as construções de Cenários Animados, também se faz importante ao pensamento espacial e às habilidades espaciais. Este ensaio teórico, tem como objetivo discutir o potencial da construção de Cenários Animados no GeoGebra no/para o reconhecimento de objetos geométricos planos e espaciais, articulado com os movimentos associados ao pensamento espacial. Para isso, é considerada a construção do Cenário Animado Casa. Foi identificado que movimentos executados no GeoGebra durante essa construção permitem rotacionar e modificar o formato de objetos, os quais estão relacionados a habilidades espaciais, e contribuem para o reconhecimento de características importantes que distinguem objetos geométricos planos e espaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Maria Koftun, Universidade Estadual do Paraná

Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Unespar. Possui especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela faculdade UNINA - Curitiba PR. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Unespar, campus União da Vitória. Atualmente é Designer Educacional (bolsista) do Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública (RESTEC-GESP) da Unespar.

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Associada do Colegiado de Matemática na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus União da Vitória e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Unespar

Referências

Bortolossi, H. (2020). Movimentos, Pensamentos e GeoGebra: alguns aspectos neurocientíficos no ensino e aprendizagem da Matemática In: Basniak, M. e Rubio-Pizzorno, S. (Org.) Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas que envolvem tecnologia na Educação Matemática: o GeoGebra em foco (96-117). São Paulo, Brasil: Editora Pimenta Cultural.

Brasil. (2018) Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, Brasília.

Bueno, A. C. & Basniak, M. I. (2020). Construcción de escenarios en GeoGebra en la movilización de conocimientos matemáticos por alumnos con altas habilidades/superdotados. Revista Paradigma. XLI, (Extra 2), (252-276). 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p252-276.id895

Lima, A. F. & Almeida J. J. P. (2015). Do sensível às ideias: uma proposta de ensino de geometria, dos aspectos empíricos aos dedutivos. Revista Principia. (28) (111-120)

Machado, E.; Bortolossi, H. J.; Almeida Junior, R. (2019). Explorando Geometria 2D e 3D na Escola Básica com o Software Gratuito GeoGebra para Smartphones e Tablets. 1 ed. Sociedade Brasileira de Matemática, Rio de Janeiro.

Meneghetti, F. K. (2011). O que é um Ensaio-Teórico? RAC. Curitiba. 15 (2) (320-332). https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010

Sinha, P. (2009). Pawan Sinha em como o cérebro aprende a ver. Palestra TED, http://bit.ly/32AGv7c

Tversky, B. (2019). Mind in Motion: How Action Shapes Thought. Basic Books.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Koftun, C. M., & Basniak, M. I. (2024). Pensamento Espacial e Movimentos em Geometria: o GeoGebra com enfoque na construção de cenários animados. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(2), 016–031. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p016-031