Pensamento Espacial e Movimentos em Geometria: o GeoGebra com enfoque na construção de cenários animados
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p016-031Palavras-chave:
Habilidades Espaciais, Movimentos no GeoGebra, Geometria Plana e EspacialResumo
Os Cenários Animados são construções realizadas no GeoGebra com elementos matemáticos e movimento, constituindo uma cena animada. O movimento, fundamental para as construções de Cenários Animados, também se faz importante ao pensamento espacial e às habilidades espaciais. Este ensaio teórico, tem como objetivo discutir o potencial da construção de Cenários Animados no GeoGebra no/para o reconhecimento de objetos geométricos planos e espaciais, articulado com os movimentos associados ao pensamento espacial. Para isso, é considerada a construção do Cenário Animado Casa. Foi identificado que movimentos executados no GeoGebra durante essa construção permitem rotacionar e modificar o formato de objetos, os quais estão relacionados a habilidades espaciais, e contribuem para o reconhecimento de características importantes que distinguem objetos geométricos planos e espaciais.
Downloads
Metrics
Referências
Bortolossi, H. (2020). Movimentos, Pensamentos e GeoGebra: alguns aspectos neurocientíficos no ensino e aprendizagem da Matemática In: Basniak, M. e Rubio-Pizzorno, S. (Org.) Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas que envolvem tecnologia na Educação Matemática: o GeoGebra em foco (96-117). São Paulo, Brasil: Editora Pimenta Cultural.
Brasil. (2018) Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, Brasília.
Bueno, A. C. & Basniak, M. I. (2020). Construcción de escenarios en GeoGebra en la movilización de conocimientos matemáticos por alumnos con altas habilidades/superdotados. Revista Paradigma. XLI, (Extra 2), (252-276). 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p252-276.id895
Lima, A. F. & Almeida J. J. P. (2015). Do sensível às ideias: uma proposta de ensino de geometria, dos aspectos empíricos aos dedutivos. Revista Principia. (28) (111-120)
Machado, E.; Bortolossi, H. J.; Almeida Junior, R. (2019). Explorando Geometria 2D e 3D na Escola Básica com o Software Gratuito GeoGebra para Smartphones e Tablets. 1 ed. Sociedade Brasileira de Matemática, Rio de Janeiro.
Meneghetti, F. K. (2011). O que é um Ensaio-Teórico? RAC. Curitiba. 15 (2) (320-332). https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010
Sinha, P. (2009). Pawan Sinha em como o cérebro aprende a ver. Palestra TED, http://bit.ly/32AGv7c
Tversky, B. (2019). Mind in Motion: How Action Shapes Thought. Basic Books.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.