Pensamento Espacial e Movimentos em Geometria: o GeoGebra com enfoque na construção de cenários animados
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p016-031Palavras-chave:
Habilidades Espaciais, Movimentos no GeoGebra, Geometria Plana e EspacialResumo
Os Cenários Animados são construções realizadas no GeoGebra com elementos matemáticos e movimento, constituindo uma cena animada. O movimento, fundamental para as construções de Cenários Animados, também se faz importante ao pensamento espacial e às habilidades espaciais. Este ensaio teórico, tem como objetivo discutir o potencial da construção de Cenários Animados no GeoGebra no/para o reconhecimento de objetos geométricos planos e espaciais, articulado com os movimentos associados ao pensamento espacial. Para isso, é considerada a construção do Cenário Animado Casa. Foi identificado que movimentos executados no GeoGebra durante essa construção permitem rotacionar e modificar o formato de objetos, os quais estão relacionados a habilidades espaciais, e contribuem para o reconhecimento de características importantes que distinguem objetos geométricos planos e espaciais.
Downloads
Metrics
Referências
Bortolossi, H. (2020). Movimentos, Pensamentos e GeoGebra: alguns aspectos neurocientíficos no ensino e aprendizagem da Matemática In: Basniak, M. e Rubio-Pizzorno, S. (Org.) Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas que envolvem tecnologia na Educação Matemática: o GeoGebra em foco (96-117). São Paulo, Brasil: Editora Pimenta Cultural.
Brasil. (2018) Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, Brasília.
Bueno, A. C. & Basniak, M. I. (2020). Construcción de escenarios en GeoGebra en la movilización de conocimientos matemáticos por alumnos con altas habilidades/superdotados. Revista Paradigma. XLI, (Extra 2), (252-276). 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p252-276.id895
Lima, A. F. & Almeida J. J. P. (2015). Do sensível às ideias: uma proposta de ensino de geometria, dos aspectos empíricos aos dedutivos. Revista Principia. (28) (111-120)
Machado, E.; Bortolossi, H. J.; Almeida Junior, R. (2019). Explorando Geometria 2D e 3D na Escola Básica com o Software Gratuito GeoGebra para Smartphones e Tablets. 1 ed. Sociedade Brasileira de Matemática, Rio de Janeiro.
Meneghetti, F. K. (2011). O que é um Ensaio-Teórico? RAC. Curitiba. 15 (2) (320-332). https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010
Sinha, P. (2009). Pawan Sinha em como o cérebro aprende a ver. Palestra TED, http://bit.ly/32AGv7c
Tversky, B. (2019). Mind in Motion: How Action Shapes Thought. Basic Books.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.