Uma preparação para o cálculo explorando as transformações de uma função cúbica usando o GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p107-122

Palavras-chave:

Cálculo, Transformações, Função cúbica, GeoGebra

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever uma proposta para o ensino de transformações numa família de função cúbica definidas por , por meio do GeoGebra. Esta proposta é estruturada em quatro momentos nos quais busca: (i) definir os intervalos de variação de cada parâmetro em g(x) e (ii) visualizar e caracterizar as famílias de curvas de g(x), geradas após a variação de cada parâmetro no intervalo correspondente. Acreditamos que a aplicação da proposta contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências para coordenar as representações algébricas e geométricas de funções de uma variável, como é o caso da função aqui discutida. Por fim, acreditamos que esta proposta pode potencializar a prática de professores de Matemática interessados no uso de tecnologias digitais para o ensino de Cálculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Santos Teixeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT - Câmpus de Arraias)

Licenciando em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT - Câmpus de Arraias). Concluiu o Ensino Médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Concluiu o Ensino Fundamental Pelo Colégio da Policia Militar (CPM-IV) na cidade de Arraias(TO). Atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática. E-mail: teixeira.lucas@mail.uft.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0548402043103079

Luis Andrés Castillo Bracho, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra. E-mail: luiscastleb@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática. E-mail: ivonne.s.1812@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9964399535972053

Referências

AXLER, Sheldon. Pré-Cálculo. Uma preparação para o Cálculo. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

CASTILLO, Luis Andrés; GUTIÉRREZ, Rafael Enrique; PRIETO, Juan Luis. Una perspectiva de análisis de las transformaciones geométricas en curvas de la función f(x)=e^ax utilizando el GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 81–92, 2013.

CASTILLO, Luis Andrés; PRIETO, Juan L. El uso de comandos y guiones en la elaboración de simuladores con GeoGebra. UNION, [s. l.], n. 52, p. 250–262, 2018.

CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. As formas de colaboração humana na elaboração de um simulador com o GeoGebra. Revista Thema, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 572–583, 2020.

COELHO, Iara Martins et al. História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio. Journal of Education Science and Health, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 1–12, 2023.

CONFREY, J.; SMITH, E. A framework for functions: Prototypes, multiple representations and transformations. In: , 1991, Virginia. (Robert G. Underhill, Org.)Proceedings of the 13th Annual Meeting of the North American Chapter of The International Group for the Psychology of Mathematics Education. Virginia: Christiansburg Printing Company, 1991. p. 57–63.

GOMES, Francisco Magalhães. Pré-cálculo: operações, equações, funções e sequências. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

GUTIÉRREZ, Rafael E.; PRIETO, Juan Luis. Deformación y reflexión de funciones con GeoGebra. El caso de las parábolas definidas por la expresión g(x)=ax^2. Números, Revista de Didáctica de las matemáticas, [s. l.], v. 88, p. 115–126, 2015.

LARSON, Ron; HOSTETLER, Robert; EDWARDS, Bruce H. Functions and Their Graphs. In: PRECALCULUS: A GRAPHING APPROACH. 5th. ed. New York: Houghton Mifflin Company, 2008. p. 128–132.

LEÓN, Maibelys Josefina et al. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e2001, 2021.

LOPES, Thiago Beirigo et al. O estudo dos parâmetros em uma função quadrática no GeoGebra: uma experiência com alunos de Ensino Médio-Técnico. Boletim GEPEM, [s. l.], v. 80, n. 1, p. 292–310, 2022.

LÓPEZ, Jesús; SOSA, Landy. Dificultades conceptuales y procedimentales en el aprendizaje de funciones en estudiantes de bachillerato. In: , 2008. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa 21. [S. l.: s. n.], 2008. p. 308–318.

SÁNCHEZ, Ivonne C.; BRANDEMBERG, João Cláudio; CASTILLO, Luis Andrés. La objetivación de la noción de sector circular en el trabajo matemático con GeoGebra. Paradigma, Venezuela, v. 41, n. Extra 2, p. 448–475, 2020.

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [s. l.], v. 9, n. 26, p. 214–226, 2022.

SÁNCHEZ, Ivonne C.; SÁNCHEZ-N, Irene. Elaboración de un simulador con GeoGebra para la enseñanza de la física. El caso de la ley de coulomb. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 40–56, 2020.

STEWART, James. Cálculo volume 1. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2013.

STEWART, James; REDLIN, Lothar; SALEEM, Watson. Transformaciones de funciones. In: PRECÁLCULO: MATEMÁTICAS PARA EL CÁLCULO. 6. ed. México: Cengage Learning, 2012. p. 179–185.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Teixeira, L. S., Castillo, L. A., & Sánchez Sánchez, I. C. (2023). Uma preparação para o cálculo explorando as transformações de uma função cúbica usando o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(3), 107–122. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p107-122

Edição

Seção

Propostas para a Ação