Uma preparação para o cálculo explorando as transformações de uma função cúbica usando o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p107-122Palavras-chave:
Cálculo, Transformações, Função cúbica, GeoGebraResumo
Este artigo tem como objetivo descrever uma proposta para o ensino de transformações numa família de função cúbica definidas por , por meio do GeoGebra. Esta proposta é estruturada em quatro momentos nos quais busca: (i) definir os intervalos de variação de cada parâmetro em g(x) e (ii) visualizar e caracterizar as famílias de curvas de g(x), geradas após a variação de cada parâmetro no intervalo correspondente. Acreditamos que a aplicação da proposta contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências para coordenar as representações algébricas e geométricas de funções de uma variável, como é o caso da função aqui discutida. Por fim, acreditamos que esta proposta pode potencializar a prática de professores de Matemática interessados no uso de tecnologias digitais para o ensino de Cálculo.
Downloads
Metrics
Referências
AXLER, Sheldon. Pré-Cálculo. Uma preparação para o Cálculo. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
CASTILLO, Luis Andrés; GUTIÉRREZ, Rafael Enrique; PRIETO, Juan Luis. Una perspectiva de análisis de las transformaciones geométricas en curvas de la función f(x)=e^ax utilizando el GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 81–92, 2013.
CASTILLO, Luis Andrés; PRIETO, Juan L. El uso de comandos y guiones en la elaboración de simuladores con GeoGebra. UNION, [s. l.], n. 52, p. 250–262, 2018.
CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. As formas de colaboração humana na elaboração de um simulador com o GeoGebra. Revista Thema, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 572–583, 2020.
COELHO, Iara Martins et al. História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio. Journal of Education Science and Health, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 1–12, 2023.
CONFREY, J.; SMITH, E. A framework for functions: Prototypes, multiple representations and transformations. In: , 1991, Virginia. (Robert G. Underhill, Org.)Proceedings of the 13th Annual Meeting of the North American Chapter of The International Group for the Psychology of Mathematics Education. Virginia: Christiansburg Printing Company, 1991. p. 57–63.
GOMES, Francisco Magalhães. Pré-cálculo: operações, equações, funções e sequências. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
GUTIÉRREZ, Rafael E.; PRIETO, Juan Luis. Deformación y reflexión de funciones con GeoGebra. El caso de las parábolas definidas por la expresión g(x)=ax^2. Números, Revista de Didáctica de las matemáticas, [s. l.], v. 88, p. 115–126, 2015.
LARSON, Ron; HOSTETLER, Robert; EDWARDS, Bruce H. Functions and Their Graphs. In: PRECALCULUS: A GRAPHING APPROACH. 5th. ed. New York: Houghton Mifflin Company, 2008. p. 128–132.
LEÓN, Maibelys Josefina et al. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e2001, 2021.
LOPES, Thiago Beirigo et al. O estudo dos parâmetros em uma função quadrática no GeoGebra: uma experiência com alunos de Ensino Médio-Técnico. Boletim GEPEM, [s. l.], v. 80, n. 1, p. 292–310, 2022.
LÓPEZ, Jesús; SOSA, Landy. Dificultades conceptuales y procedimentales en el aprendizaje de funciones en estudiantes de bachillerato. In: , 2008. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa 21. [S. l.: s. n.], 2008. p. 308–318.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; BRANDEMBERG, João Cláudio; CASTILLO, Luis Andrés. La objetivación de la noción de sector circular en el trabajo matemático con GeoGebra. Paradigma, Venezuela, v. 41, n. Extra 2, p. 448–475, 2020.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [s. l.], v. 9, n. 26, p. 214–226, 2022.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; SÁNCHEZ-N, Irene. Elaboración de un simulador con GeoGebra para la enseñanza de la física. El caso de la ley de coulomb. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 40–56, 2020.
STEWART, James. Cálculo volume 1. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2013.
STEWART, James; REDLIN, Lothar; SALEEM, Watson. Transformaciones de funciones. In: PRECÁLCULO: MATEMÁTICAS PARA EL CÁLCULO. 6. ed. México: Cengage Learning, 2012. p. 179–185.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.