Entre o digital e o físico: integrando recursos com o GeoGebra para práticas criativas em espaços de aprendizagem

Autores

  • Diego Lieban IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves https://orcid.org/0000-0002-0652-3860

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p067-088

Palavras-chave:

Educação STEAM; Cultura Maker; GeoGebra; Modelo TPACK

Resumo

Neste artigo, são apresentados e discutidos exemplos de propostas que procuram privilegiar o aspecto interativo e criativo da matemática, seja com materiais físicos ou digitais. Através de abordagens que envolvem a Educação STEAM e a Cultura Maker, procura-se refletir sobre o papel docente e discente no processo de aprendizagem em espaços que não sejam restritos à sala de aula, com ênfase para a aprendizagem baseada em projetos. Em particular, é considerado o papel da formação tecnológica integrando o GeoGebra com tecnologias emergentes como impressão 3D e corte a laser, levando em conta a articulação com o conhecimento pedagógico e de conteúdo, à luz do modelo TPACK.

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Biografia do Autor

Diego Lieban, IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui Mestrado em Matemática  (2010) pela mesma instituição. Doutorado em STEM Education (2019) na Johannes Kepler Universität, em Linz/Áustria, desempenhando parte de seu trabalho junto à equipe de desenvolvedores do software GeoGebra, sobretudo colaborando para a implementação do recurso de impressão 3D do software. Professor do IFRS Bento Gonçalves e colaborador do Programa das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Área de intereresse: Tecnologias em Educação Matemática (em especial, utilização de softwares de Geometria Dinâmica) e formação de professores. Participou como bolsista CNPq de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no programa internacional VET - Professores para o Futuro II (Fevereiro a Dezembro de 2015), realizando sua primeira etapa na HAMK University of Applied Sciences, em Hameenlinna, Finlândia (Fev a Jun/2015) e com a segunda parte desenvolvida no IFRS Campus Bento Gonçalves (Jul a Dez/2015).

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Lieban, D. (2023). Entre o digital e o físico: integrando recursos com o GeoGebra para práticas criativas em espaços de aprendizagem. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(2), 067–088. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p067-088