Entre o digital e o físico: integrando recursos com o GeoGebra para práticas criativas em espaços de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p067-088Palavras-chave:
Educação STEAM; Cultura Maker; GeoGebra; Modelo TPACKResumo
Neste artigo, são apresentados e discutidos exemplos de propostas que procuram privilegiar o aspecto interativo e criativo da matemática, seja com materiais físicos ou digitais. Através de abordagens que envolvem a Educação STEAM e a Cultura Maker, procura-se refletir sobre o papel docente e discente no processo de aprendizagem em espaços que não sejam restritos à sala de aula, com ênfase para a aprendizagem baseada em projetos. Em particular, é considerado o papel da formação tecnológica integrando o GeoGebra com tecnologias emergentes como impressão 3D e corte a laser, levando em conta a articulação com o conhecimento pedagógico e de conteúdo, à luz do modelo TPACK.
Downloads
Metrics
Referências
BACICH, L.; HOLANDA, L. STEAM em sala de aula a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos - Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso, 2020.
BORTOLOSSI, H. J. Efeito Droste. Materiais GeoGebra, 2019. Disponível em https://www.geogebra.org/material/show/id/sjrqcgx9. Acesso em: 04.09.2022
BRUNER, J. The Process of Education. Harvard University Press, 1976.
BUENO, R. W. S. ; NIESS, M. L.; ENGIN, R. A.; BALLEJO, C. C.; LIEBAN, D. Technological Pedagogical Content Knowledge: exploring new perspectives. Australasian Journal of Educational Technology – AJET, 2023.
CALIL, B. M.; PUGLIESE, G. STEM ou STEAM : Para que serve o ensino de Arte ?, Em Porvir – Inovações em Educação, 2019. Disponível em https://porvir.org/stem-ou-steam-para-que-serve-o-ensino-de-arte/
Acesso em: 23.03.2023
CHAN, Y.-C. ; LEUNG, A. ; YUEN ONG, D. M. Feedback and Discrepancies of a Physical Toolkit and a Digital Toolkit: Opportunities and Pitfalls for Mediating the Concept of Rotational Symmetry. Mathematics Education Tasks, Mathematics Education in the Digital Era 8, 2017.
COBB, P. ; BOWERS, J. Cognitive and situated learning perspectives in theory and practice. Educational Researcher, 28(2), 4–15, 1999.
CORTELAZZO, A. L.; FIALA, A. S; PIVA Jr, D.; PANISSON, L.; RODRIGUES, M. R. J. B. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
DEWEY, J. Vida e Educação. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
GARDNER, Howard; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana. Inteligências múltiplas. Penso Editora, 2009
GRAVINA, M. A. ; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Presented at the IV Congresso Ibero-americano de Informática na Educação. Brasília, Brazil, 1998.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. Companhia das Letras, 2018
JARVIS, D.; NAESTED, I. Exploring the Math and Art Connection: Teaching and Learning Between the Lines. Calgary: Brush Education. 2012.
LIEBAN, D. Reconstruindo Da Vinci: uma proposta de modelagem geométrica com o uso do software GeoGebra. 3º SIPEMAT – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012. Disponível em
https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/papers/516/submission/director/516.pdf. Acesso em: 26.08.2022
LIEBAN, D. Um Olhar Matemático sobre Palmitos Cortados. Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013. Disponível em
https://www.researchgate.net/publication/317388355_Um_Olhar_Matematico_Sobre_Palmitos_Cortados. Acesso em: 26.08.2022
LIEBAN, D. Exploring opportunities for connecting physical and digital resources for mathematics teaching and learning. Tese de Doutorado em STEM Education. Linz: Johannes Kepler Universität (JKU), 2019. Disponível em https://epub.jku.at/obvulihs/content/titleinfo/4555198 Acesso em: 26.08.2022
LIEBAN, D.; MARTINS, E.; BUENO, R.; POMPERMAYER, E. Combinatória com o jogo SET e o GeoGebra: explorações com recursos físicos e digitais. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 18(65), 2022. Disponível em https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1080. Acesso em 24.02.2023
NIESS, M. L. Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: Developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher. Education, 21, 509–523. https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.03.006, 2005.
NUSSBAUM, B. Creative Intelligence: Harnessing the Power to Create, Connect, and Inspire. Harper Collins Publishers, 2013.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, J. ; INHELDER, B. The psychology of the child. New York: Basic Books, 1969.
RESNICK, M. Jardim da Infância para Vida Toda : Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre : Penso, 2020.
STENDER, P. ; KAISER, G. The Use of Heuristic Strategies in Modelling Activities. In Dooley, T. & Gueudet, G. (Eds.) (2017). Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 10, February 1 – 5, 2017). Dublin, Ireland: DCU Institute of Education and ERME.
STEWART, I. Uma história da Simetria na Matemática. Zahar, 2012.
TEIXEIRA, C. S. & CATAPAN, A. H. Via Revista –Movimento Maker. UFSC, 2020. Disponível em
https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2020/03/revista_VIA-8_edicao.pdf
Acesso em: 26.03.2023
WATSON, A., OHTANI, M. (Eds.). Task design in mathematics education: an ICMI study 22. Cham Heidelberg New York Dordrecht London: Springer, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.