Entre o digital e o físico: integrando recursos com o GeoGebra para práticas criativas em espaços de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p067-088Palabras clave:
Educação STEAM; Cultura Maker; GeoGebra; Modelo TPACKResumen
Neste artigo, são apresentados e discutidos exemplos de propostas que procuram privilegiar o aspecto interativo e criativo da matemática, seja com materiais físicos ou digitais. Através de abordagens que envolvem a Educação STEAM e a Cultura Maker, procura-se refletir sobre o papel docente e discente no processo de aprendizagem em espaços que não sejam restritos à sala de aula, com ênfase para a aprendizagem baseada em projetos. Em particular, é considerado o papel da formação tecnológica integrando o GeoGebra com tecnologias emergentes como impressão 3D e corte a laser, levando em conta a articulação com o conhecimento pedagógico e de conteúdo, à luz do modelo TPACK.
Descargas
Métricas
Citas
BACICH, L.; HOLANDA, L. STEAM em sala de aula a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos - Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso, 2020.
BORTOLOSSI, H. J. Efeito Droste. Materiais GeoGebra, 2019. Disponível em https://www.geogebra.org/material/show/id/sjrqcgx9. Acesso em: 04.09.2022
BRUNER, J. The Process of Education. Harvard University Press, 1976.
BUENO, R. W. S. ; NIESS, M. L.; ENGIN, R. A.; BALLEJO, C. C.; LIEBAN, D. Technological Pedagogical Content Knowledge: exploring new perspectives. Australasian Journal of Educational Technology – AJET, 2023.
CALIL, B. M.; PUGLIESE, G. STEM ou STEAM : Para que serve o ensino de Arte ?, Em Porvir – Inovações em Educação, 2019. Disponível em https://porvir.org/stem-ou-steam-para-que-serve-o-ensino-de-arte/
Acesso em: 23.03.2023
CHAN, Y.-C. ; LEUNG, A. ; YUEN ONG, D. M. Feedback and Discrepancies of a Physical Toolkit and a Digital Toolkit: Opportunities and Pitfalls for Mediating the Concept of Rotational Symmetry. Mathematics Education Tasks, Mathematics Education in the Digital Era 8, 2017.
COBB, P. ; BOWERS, J. Cognitive and situated learning perspectives in theory and practice. Educational Researcher, 28(2), 4–15, 1999.
CORTELAZZO, A. L.; FIALA, A. S; PIVA Jr, D.; PANISSON, L.; RODRIGUES, M. R. J. B. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
DEWEY, J. Vida e Educação. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
GARDNER, Howard; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana. Inteligências múltiplas. Penso Editora, 2009
GRAVINA, M. A. ; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Presented at the IV Congresso Ibero-americano de Informática na Educação. Brasília, Brazil, 1998.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. Companhia das Letras, 2018
JARVIS, D.; NAESTED, I. Exploring the Math and Art Connection: Teaching and Learning Between the Lines. Calgary: Brush Education. 2012.
LIEBAN, D. Reconstruindo Da Vinci: uma proposta de modelagem geométrica com o uso do software GeoGebra. 3º SIPEMAT – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012. Disponível em
https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/papers/516/submission/director/516.pdf. Acesso em: 26.08.2022
LIEBAN, D. Um Olhar Matemático sobre Palmitos Cortados. Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013. Disponível em
https://www.researchgate.net/publication/317388355_Um_Olhar_Matematico_Sobre_Palmitos_Cortados. Acesso em: 26.08.2022
LIEBAN, D. Exploring opportunities for connecting physical and digital resources for mathematics teaching and learning. Tese de Doutorado em STEM Education. Linz: Johannes Kepler Universität (JKU), 2019. Disponível em https://epub.jku.at/obvulihs/content/titleinfo/4555198 Acesso em: 26.08.2022
LIEBAN, D.; MARTINS, E.; BUENO, R.; POMPERMAYER, E. Combinatória com o jogo SET e o GeoGebra: explorações com recursos físicos e digitais. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 18(65), 2022. Disponível em https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1080. Acesso em 24.02.2023
NIESS, M. L. Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: Developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher. Education, 21, 509–523. https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.03.006, 2005.
NUSSBAUM, B. Creative Intelligence: Harnessing the Power to Create, Connect, and Inspire. Harper Collins Publishers, 2013.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, J. ; INHELDER, B. The psychology of the child. New York: Basic Books, 1969.
RESNICK, M. Jardim da Infância para Vida Toda : Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre : Penso, 2020.
STENDER, P. ; KAISER, G. The Use of Heuristic Strategies in Modelling Activities. In Dooley, T. & Gueudet, G. (Eds.) (2017). Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 10, February 1 – 5, 2017). Dublin, Ireland: DCU Institute of Education and ERME.
STEWART, I. Uma história da Simetria na Matemática. Zahar, 2012.
TEIXEIRA, C. S. & CATAPAN, A. H. Via Revista –Movimento Maker. UFSC, 2020. Disponível em
https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2020/03/revista_VIA-8_edicao.pdf
Acesso em: 26.03.2023
WATSON, A., OHTANI, M. (Eds.). Task design in mathematics education: an ICMI study 22. Cham Heidelberg New York Dordrecht London: Springer, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.