Explorando o uso da janela CAS do GeoGebra para determinar períodos de dízimas periódicas no ensino de matemática

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DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p267-276

Resumo

O artigo explora o uso da Janela CAS do GeoGebra para determinar o tamanho do período de uma dízima periódica, um tema relevante para o ensino de matemática que pode ser desenvolvido com o suporte de tecnologias educacionais. No texto são apresentados os conceitos matemáticos envolvidos na determinação do período de números racionais infinitos e periódicos, a saber, o Pequeno Teorema de Fermat para identificar o tamanho do período de números racionais com denominadores primos, em um caso particular. São destacados comandos da Janela CAS do GeoGebra que permitem aos alunos explorarem operações numéricas e simbólicas, e podem incentivar a formulação de conjecturas e a resolução de problemas. Conclui-se que a Janela CAS é uma ferramenta eficaz para a aprendizagem investigativa em matemática, embora apresente limitações em certos contextos.

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Biografia do Autor

Marcio Vieira Almeida, Pontíficia Universidade Católica

Possui formação acadêmica e experiência nas áreas de Matemática, Educação Matemática e Tecnologias no Ensino. Ele possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Graduou-se em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais no ensino de matemática, pensamento computacional, inteligência artificial e formação de professores. Atuou no período de 2022 a 2024 como Professor Visitante no Programa PROFMAT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - câmpus São Paulo. Atualmente é Professor do PEPG em Educação Matemática da PUC-SP. 

Referências

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

Almeida, M. V. (2025). Explorando o uso da janela CAS do GeoGebra para determinar períodos de dízimas periódicas no ensino de matemática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(1), 267–276. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p267-276

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