Apropriação inventiva do GeoGebra: O fazer matemático na interação entre professores e ambiente dinâmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p087-103

Palabras clave:

ambiente de geometria dinâmica; regressão linear; gênese instrumental

Resumen

Este artigo investiga de que modo o uso inventivo do GeoGebra pode alterar o fazer matemático a partir da análise da resolução de um problema geométrico da 19º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por professores de Matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi orientada pelas lentes da Gênese Instrumental e das potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica. A metodologia qualitativa adotada envolveu a gravação em áudio e vídeo e análise das interações dos participantes com o GeoGebra. O estudo evidenciou momentos de instrumentalização de ferramentas, reorganizações cognitivas, reconstrução e construção de novos conhecimentos matemáticos. A atividade proposta promoveu a construção de uma figura geométrica dinâmica, exploração de relações entre área e função afim e culminou na construção de uma função por partes via regressão linear. Os resultados apontam que propostas alinhadas ao uso criativo do GeoGebra podem gerar um ambiente epistêmico de aprendizagem, no qual os participantes desenvolvem estratégias próprias e transformam conceitos matemáticos.

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Publicado

2025-12-02

Cómo citar

Vencato Martins, T., Tumelero Fetter, B. ., da Silva Hessler, R., Rodrigues Notare , M. ., & Vinicius de Azevedo Basso, M. (2025). Apropriação inventiva do GeoGebra: O fazer matemático na interação entre professores e ambiente dinâmico. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 14(2), 087–103. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p087-103

Número

Sección

Artigos