Exercícios de Análise Combinatória através do GeoGebra: contribuições para aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p104-122Palabras clave:
GeoGebra, Análise Combinatória, Ensino MédioResumen
Este artigo analisa as contribuições de atividades desenvolvidas com o software GeoGebra no aprendizado de Análise Combinatória, por meio de uma pesquisa qualitativa envolvendo 10 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede pública de Maceió, Alagoas. Após a realização dos exercícios, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o uso dos applets promoveu maior clareza conceitual, facilitou a compreensão por meio de explicações passo a passo e incentivou a prática autônoma dos conteúdos. Além disso, observou-se que a interatividade e o visual do software favoreceram o engajamento e a motivação dos alunos. Conclui-se que estas tarefas podem contribuir de forma complementar à aprendizagem do conteúdo, evidenciando o potencial do GeoGebra para transformar o processo educativo.
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