Exercícios de Análise Combinatória através do GeoGebra: contribuições para aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p104-122

Palavras-chave:

GeoGebra, Análise Combinatória, Ensino Médio

Resumo

Este artigo analisa as contribuições de atividades desenvolvidas com o software GeoGebra no aprendizado de Análise Combinatória, por meio de uma pesquisa qualitativa envolvendo 10 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede pública de Maceió, Alagoas. Após a realização dos exercícios, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o uso dos applets promoveu maior clareza conceitual, facilitou a compreensão por meio de explicações passo a passo e incentivou a prática autônoma dos conteúdos. Além disso, observou-se que a interatividade e o visual do software favoreceram o engajamento e a motivação dos alunos. Conclui-se que estas tarefas podem contribuir de forma complementar à aprendizagem do conteúdo, evidenciando o potencial do GeoGebra para transformar o processo educativo.

Biografia do Autor

Enaldo Vieira de Melo, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFAL). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Licenciado em Matemática (Universidade Federal de Alagoas, UFAL). Especialista em Educação Matemática (Faculdade Maurício de Nassau). Atua na área de Educação Matemática. Professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió.

Diogo Meurer de Souza Castro, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFAL); Licenciado em Matemática pela UFAL e mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional (PROFMAT) cursado na Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor do INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, Campus Maceió, doutorando em Ensino pela RENOEN/UFAL e atua em pesquisas com ênfase em Educação Matemática e o uso de tecnologias.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), vinculado ao curso de Pedagogia e aos Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Doutor em Educação pela PUC-SP (1998), Mestre em Educação pela UFSM (1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas (UFSM, 1989) e Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Suas áreas de interesse investigativo incluem educação a distância, tecnologias digitais na educação, formação continuada de professores, integridade na pesquisa e educação para emergências climáticas.

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Vieira de Melo, E., Meurer de Souza Castro, D., & Leopoldo Mercado, L. P. . (2025). Exercícios de Análise Combinatória através do GeoGebra: contribuições para aprendizagem. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(2), 104–122. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p104-122

Edição

Seção

Artigos