Criando conteúdos educacionais digitais interativos em matemática e estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript

Humberto José Bortolossi

Resumo


Existem várias maneiras de se construir conteúdos digitais educacionais interativos. Ao se fazer uma escolha por uma determinada tecnologia de desenvolvimento, questões como o tempo, a facilidade de atualização, a portabilidade, a curva de aprendizagem e o poder de expressão das ferramentas de programação devem ser consideradas. O objetivo desse artigo é mostrar, através de vários exemplos, como o uso integrado do GeoGebra com outras tecnologias gratuitas (JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript) se coloca como uma excelente opção nesse cenário. Esperamos que o nosso relato de experiência seja útil para outras equipes preocupadas com custos, tempo e qualidade didática no desenvolvimento de seus softwares e sistemas online de ensino.


Palavras-chave


GeoGebra; objetos de aprendizagem; tecnologias de desenvolvimento de software

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.