Criando conteúdos educacionais digitais interativos em matemática e estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript

Autores/as

  • Humberto José Bortolossi Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

GeoGebra, objetos de aprendizagem, tecnologias de desenvolvimento de software

Resumen

Existem várias maneiras de se construir conteúdos digitais educacionais interativos. Ao se fazer uma escolha por uma determinada tecnologia de desenvolvimento, questões como o tempo, a facilidade de atualização, a portabilidade, a curva de aprendizagem e o poder de expressão das ferramentas de programação devem ser consideradas. O objetivo desse artigo é mostrar, através de vários exemplos, como o uso integrado do GeoGebra com outras tecnologias gratuitas (JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript) se coloca como uma excelente opção nesse cenário. Esperamos que o nosso relato de experiência seja útil para outras equipes preocupadas com custos, tempo e qualidade didática no desenvolvimento de seus softwares e sistemas online de ensino.

Descargas

Métricas

Vistas del PDF
2,359
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026128
|

Biografía del autor/a

Humberto José Bortolossi, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Matemática Aplicada

Publicado

2012-03-13

Cómo citar

Bortolossi, H. J. (2012). Criando conteúdos educacionais digitais interativos em matemática e estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 1(1), XXXVIII - XXXVI. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8823