Estudo dos quadriláteros notáveis por meio do GeoGebra: um olhar para as estratégias dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
Keywords:
GeoGebra, quadriláteros notáveis, estratégias.Abstract
Esta pesquisa buscou analisar as estratégias utilizadas por estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife (Pernambuco), no desenvolvimento de uma sequência didática referente ao conceito de quadriláteros notáveis, por meio do GeoGebra. Com uma abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados foram as produções dos estudantes no GeoGebra e os registros das atividades em fichas impressas. Os dados produzidos mostram que as estratégias utilizadas pelos estudantes centraram-se em três campos: a) pragmático, no qual, os estudantes fazem referência somente ao aspecto global dos quadriláteros notáveis; b) aplicativo, quando os alunos utilizam a definição usual da figura geométrica; c) relacional, no qual, os estudantesmencionam as propriedades dos quadriláteros notáveis nas produções.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.