Estudo dos quadriláteros notáveis por meio do GeoGebra: um olhar para as estratégias dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
GeoGebra, quadriláteros notáveis, estratégias.Resumo
Esta pesquisa buscou analisar as estratégias utilizadas por estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife (Pernambuco), no desenvolvimento de uma sequência didática referente ao conceito de quadriláteros notáveis, por meio do GeoGebra. Com uma abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados foram as produções dos estudantes no GeoGebra e os registros das atividades em fichas impressas. Os dados produzidos mostram que as estratégias utilizadas pelos estudantes centraram-se em três campos: a) pragmático, no qual, os estudantes fazem referência somente ao aspecto global dos quadriláteros notáveis; b) aplicativo, quando os alunos utilizam a definição usual da figura geométrica; c) relacional, no qual, os estudantesmencionam as propriedades dos quadriláteros notáveis nas produções.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.