Estudo dos quadriláteros notáveis por meio do GeoGebra: um olhar para as estratégias dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
Palabras clave:
GeoGebra, quadriláteros notáveis, estratégias.Resumen
Esta pesquisa buscou analisar as estratégias utilizadas por estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife (Pernambuco), no desenvolvimento de uma sequência didática referente ao conceito de quadriláteros notáveis, por meio do GeoGebra. Com uma abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados foram as produções dos estudantes no GeoGebra e os registros das atividades em fichas impressas. Os dados produzidos mostram que as estratégias utilizadas pelos estudantes centraram-se em três campos: a) pragmático, no qual, os estudantes fazem referência somente ao aspecto global dos quadriláteros notáveis; b) aplicativo, quando os alunos utilizam a definição usual da figura geométrica; c) relacional, no qual, os estudantesmencionam as propriedades dos quadriláteros notáveis nas produções.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.