Sólidos geométricos: área e volume de sólidos geométricos
Keywords:
TIC, GeoGebra, Sólidos GeométricosAbstract
Desenvolveu-se uma experiência centrado no conteúdo geométrico “Área e volume de Sólidos Geométricos” utilizando o software GeoGebra. Pretendeu-se investigar e propor outras formas de trabalhar a Geometria no Ensino Secundário, através de atividades que o aluno possa experimentar, vivenciar, visualizar, simular e comunicar numa turma. Esta comunicação centra-se na repercussão da utilização do GeoGebra por alunos do 10º ano de escolaridade, de uma Escola do Ensino Secundário de Cabo Verde. Optou-se por um estudo de caso essencialmente qualitativo, com caráter descritivo e exploratório e interpretativo, tendo os investigadores um duplo papel. Conclui-se que o software é muito importante para a Geometria, é de fácil utilização e com ele o professor pode trabalhar com os alunos numa perspetiva construtivista.
Downloads
Metrics
References
ABRANTES, P., SERRAZINA, L., OLIVEIRA, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica. Lisboa.
APM (2009). Renovação do Currículo de Matemática. Seminário de Vila Nova de Milfontes 1988. Edição comemorativa. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-41-6.
NCTM (2008). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Texto original publicado em inglês em 2000. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9.
SILVEIRA, A. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.
STAKE, R. E. (2009). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. 2a Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. ISBN 978-972-31-1187-3.
YIN, R. K (2005). Estudo de caso. Planeamento e Métodos. 3a Edição. São Paulo: BOOKMAN.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.