Sólidos geométricos: área e volume de sólidos geométricos
Palabras clave:
TIC, GeoGebra, Sólidos GeométricosResumen
Desenvolveu-se uma experiência centrado no conteúdo geométrico “Área e volume de Sólidos Geométricos” utilizando o software GeoGebra. Pretendeu-se investigar e propor outras formas de trabalhar a Geometria no Ensino Secundário, através de atividades que o aluno possa experimentar, vivenciar, visualizar, simular e comunicar numa turma. Esta comunicação centra-se na repercussão da utilização do GeoGebra por alunos do 10º ano de escolaridade, de uma Escola do Ensino Secundário de Cabo Verde. Optou-se por um estudo de caso essencialmente qualitativo, com caráter descritivo e exploratório e interpretativo, tendo os investigadores um duplo papel. Conclui-se que o software é muito importante para a Geometria, é de fácil utilização e com ele o professor pode trabalhar com os alunos numa perspetiva construtivista.
Descargas
Métricas
Citas
ABRANTES, P., SERRAZINA, L., OLIVEIRA, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica. Lisboa.
APM (2009). Renovação do Currículo de Matemática. Seminário de Vila Nova de Milfontes 1988. Edição comemorativa. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-41-6.
NCTM (2008). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Texto original publicado em inglês em 2000. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9.
SILVEIRA, A. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.
STAKE, R. E. (2009). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. 2a Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. ISBN 978-972-31-1187-3.
YIN, R. K (2005). Estudo de caso. Planeamento e Métodos. 3a Edição. São Paulo: BOOKMAN.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.