Sólidos geométricos: área e volume de sólidos geométricos
Palavras-chave:
TIC, GeoGebra, Sólidos GeométricosResumo
Desenvolveu-se uma experiência centrado no conteúdo geométrico “Área e volume de Sólidos Geométricos” utilizando o software GeoGebra. Pretendeu-se investigar e propor outras formas de trabalhar a Geometria no Ensino Secundário, através de atividades que o aluno possa experimentar, vivenciar, visualizar, simular e comunicar numa turma. Esta comunicação centra-se na repercussão da utilização do GeoGebra por alunos do 10º ano de escolaridade, de uma Escola do Ensino Secundário de Cabo Verde. Optou-se por um estudo de caso essencialmente qualitativo, com caráter descritivo e exploratório e interpretativo, tendo os investigadores um duplo papel. Conclui-se que o software é muito importante para a Geometria, é de fácil utilização e com ele o professor pode trabalhar com os alunos numa perspetiva construtivista.
Downloads
Metrics
Referências
ABRANTES, P., SERRAZINA, L., OLIVEIRA, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica. Lisboa.
APM (2009). Renovação do Currículo de Matemática. Seminário de Vila Nova de Milfontes 1988. Edição comemorativa. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-41-6.
NCTM (2008). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Texto original publicado em inglês em 2000. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9.
SILVEIRA, A. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.
STAKE, R. E. (2009). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. 2a Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. ISBN 978-972-31-1187-3.
YIN, R. K (2005). Estudo de caso. Planeamento e Métodos. 3a Edição. São Paulo: BOOKMAN.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.