GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior

Authors

  • Karly Barbosa Alvarenga Universidade Federal de Sergipe
  • Murilo de Medeiros Sampaio Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

Álgebra, Geometria, GeoGebra, Educação Matemática

Abstract

Esse trabalho é do tipo relato de experiência de atividades implementadas e fundamentadas na Engenharia Didática. Apresenta uma ação pedagógica investigativa, na área de ensino de matemática, que se constituiu em atividade formadora de professores. Tal ação se fundamentou em conteúdos matemáticos de funções e de geometria e álgebra trabalhados interconectados por meio do software GeoGebra. A experiência aconteceu na Universidade Federal de Sergipe com estudantes de Licenciatura em Matemática. Segundo os estudantes, o estudo por esse meio os levou a mobilizar e inter-relacionar conteúdos que antes não estavam claros e tão pouco haviam percebidos, como, por exemplo, as relações entre área e perímetro de um retângulo e relações que não caracterizam uma função.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Sergipe

Murilo de Medeiros Sampaio, Universidade Federal de Sergipe

Published

2012-04-04

How to Cite

Alvarenga, K. B., & Sampaio, M. de M. (2012). GeoGebra: um trabalho concatenado entre a álgebra e a geometria no ensino superior. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), CXCIII - CCIV. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8329