Construção de utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos

Authors

  • Thaísa Jacintho Müller Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Diego Eduardo Lieban Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Keywords:

utilitários, prática docente, disponibilização de material

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de trabalho que tem como ponto de partida a elaboração de um site no qual os autores dispõem, de forma dialogada, alguns utilitários construídos com o GeoGebra que podem auxiliar professores do Ensino Básico e Superior na exploração de diferentes conteúdos com seus alunos. Fazendo uso desta produção, a fim de sugerir uma alternativa ao exercício docente no ensino de Matemática, é oferecido um curso de extensão nas instituições dos pesquisadores.  Assim, numa espécie de brainstorm, alunos e professores, a partir dos materiais disponibilizados, trocam experiências e são incentivados a práticas autônomas. A concepção desta proposta, bem como uma abordagem e avaliação da aplicação da primeira versão do curso são relatados no artigo.

Downloads

Metrics

PDF views
457
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202640
|

Published

2012-03-12

How to Cite

Müller, T. J., & Lieban, D. E. (2012). Construção de utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), 37–50. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8359