Funções de duas variáveis, representação gráfica e integração
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p047-070Palabras clave:
Formação Contínua de Professores, Software GeoGebra, Gráficos de Funções.Resumen
O trabalho expõe a introdução do software GeoGebra como revezamento no ensino da Representação Gráfica, Imagens de Domínios e Integração de Funções de Duas Variáveis. A experiência propõe o reconhecimento das potencialidades deste software na resolução de questões matemáticas que integrem representação gráfica em funções de duas variáveis, bem como a do domínio das mesmas e sua integração. A função de duas variáveis é conteúdo da grelha curricular do Plano de Estudos do Ensino Superior em algumas Universidades do País e o software GeoGebra oferece recursos didáticos que facilitam o seu ensino. Concretizou-se em um briefing de três reuniões, com a participação de cinco professores. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos baseia-se no estudo de caso do tipo descritivo com análise essencialmente qualitativa.
Descargas
Métricas
Citas
CARRILLO, A (2013). Nuevas opciones para trabajar con GeoGebra 4.2: Cálculo simbólico (CAS). Organización de Estados Iberoamericanos OEI: Espanha.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T5NbnG7N3-w (acedido em 20 de Outubro de 2016).
CARRILLO, A (2016). GeoGebra como recurso para unas nuevas matemáticas. Organización de Estados Iberoamericanos OEI: Espanha.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sND4Kwlutjs (acedido em 20 de Outubro de 2016).
DOS SANTOS, J. (2013) GeoGebra 5.0 Beta - Da Esfera ao Nosso Planeta.... MinhoMat2013 – Escola EB 3/S de Arcos de Valdevez, 26 de Janeiro. Acedido a 13-02-2013 em:www.GeoGebra.org.pt/ficheiros_on_line/video/conf_MinhoMat2013.mov, e em http://www.GeoGebratube.org/student/m30800 .
DOS SANTOS, J. TROCADO, A. (2015). GeoGebra as a Learning Mathematical Environment, in 7th International Workshop on Mathematical e-Learning. Universidade Aberta, 8 and 9 of June.
DOS SANTOS, J. (2013 a). GeoGebra 3D, para a aprendizagem da geometria tridimensional na disciplina de Matemática A, num 10o ano de escolaridade, em Portugal. Jornadas da Associação Catalã de GeoGebra. Universidad Pompeu fabra.
DOS SANTOS, J. TROCADO, A. (2008) Estudo de isometrias com o GeoGebra como abordagem possível para o 1o e 2o Ciclo do Ensino Básico no contexto do reajustamento do Programa de Matemática do Ensino Básico. Sessão Pratica, MinhoMat 2008. Vila Verde. Acedido a 23-01-2013 em: http://www.GeoGebra.org.pt/images/arquivos/minhomat_2008/MinhoMat_2008.pdf.
HOHENWARTER, M., & PREINER, J. (2007). Dynamic Mathematics With GeoGebra. Disponível em: http://www.maa.org/joma/Volume7/Hohenwarter/index.html (acedido em 17 de Abril de 2012).
SILVEIRA, A. (2015). O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas isométricas no plano euclidiano. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.
SILVEIRA, A. & Cabrita, I. (2013). O GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem significativa das Transformações Geométricas Isométricas no plano euclidiano. Indagatio Didactica, 5(1), 149-170.
SILVEIRA, A. & CABRITA, I. (2012). GeoGebra: uma alternativa para o ensino e aprendizagem da Geometria. I WorkShop Internacional sobre o ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Disciplinas Afins. Praia: Universidade de Cabo Verde.
SILVEIRA, A. & CABRITA, I. (2012). Oficina de formação para Professores dos Ensinos Básico e Secundário: Geometria e potencialidades do GeoGebra. I WorkShop Internacional sobre o ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Disciplinas Afins. Praia: Universidade de Cabo Verde.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.