Conteúdo imagético dinâmico sobre polarização da luz
explorando potencialidades do GeoGebra para o Ensino de Física no Nível Superior.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p107-121Palabras clave:
software livre GeoGebra; polarização da onda eletromagnética; material didático com ênfase imagética.Resumen
Neste trabalho, disponibilizamos quatro simulações de nossa autoria, elaboradas no Software livre GeoGebra, referentes à polarização da onda eletromagnética monocromática de frente de onda plana e os métodos de polarização via absorção seletiva, reflexão e birrefringência. Estas, além de objetos de aprendizagem virtual e registros semióticos pertinentes, evidenciam a amplitude do domínio das potencialidades do GeoGebra para Física do ensino básico e superior, enquanto material didático com ênfase imagética.
Descargas
Métricas
Citas
ALONSON, M.; FINN, E. J. Física um Curso Universitário Volume II Campos e Ondas. Ed. Edgard Blücher LTDA São Paulo, 1972.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996.
DUVAL, R. Registro de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.
GRIFFITHS, D. J. Eletrodinâmica. Tradução Heloisa Coimbra de Souza; revisão técnica Antonio Manoel Mansanares. -3 ed. – São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009 vol 4.
HECHT, E. Óptica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 3 ed.
HOHENWATER, M. Multiple representations and GeoGebra-based learning environments. Revista Iberoamericana de Educación Matemática (Unión). Número 39. páginas 11-18. Septiembre de 2014.
NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de física básica: ótica, relatividade e física quântica. São Paulo: E. Blücher, 2002.
OLIVEIRA. L. L. L.; GUIMARÃES, S. U.; ANDRADE, J. A. A. As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial. 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra.ISSN 2237- 9657, pp.CCLXV-CCLXXIX, 2012.
SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W.; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. Física IV-Ótica e Física Moderna. A. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson Addison Wesley, c2008-2009 vol 4;
ZILIO, S. C. Óptica moderna. Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.