Um pouco da minha história com o GeoGebra e alguns exemplos de atividades

Autores/as

  • Jorge Cássio Costa Nóbriga FAJESU e UnB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p110-132

Palabras clave:

GeoGebra, Atividades Matemáticas, Feedbacks automáticos.

Resumen

Este texto apresenta um pouco da história acadêmica de um professor/pesquisador que trabalha com softwares educativos de Matemática há mais de 20 anos. Além disso, expõe alguns exemplos de atividades matemáticas produzidas no GeoGebra e que podem ser usadas em diversos níveis de ensino. Basicamente, o texto está dividido em seções que mostram alguns fatos marcantes durante a formação acadêmica e como algumas teorias foram sendo apropriadas e usadas nas pesquisas e produções das atividades. Por fim, são apresentadas as considerações finais com algumas sugestões de formas de utilização dos materiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ARAÚJO, L. C. L. DE; NÓBRIGA, J. C. C. Aprendendo matemática com o Geogebra. São Paulo: Exato, 2010.

ARCAVI, A.; HADAS, N. Computer Mediated Learning: An Example of an Approach. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 5, n. 1, p. 25–45, abr. 2000.

BELLEMAIN, F; CORREIA, E.M. Geometria Dinâmica: fundamentos epistemológicos. EGraFIA 2004, 2004.

BELLEMAIN, F. Geometria Dinâmica: diferentes implementações, papel da manipulação direta e usos na aprendizagem. International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Anais...: 4.São Paulo: USP, 2001

BONGIOVANNI, V.; ALMOULOUD, S. A.; CAMPOS, T. M. Descobrindo Cabri-géomètre. SP: FTD, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasíla: MEC, 2018.

CARDOSO, A. C. S. Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, v. 2, p. 17–34, 2011.

CARRAHER, D. Aprendizagem de conceitos matemáticos com o auxílio do computador. In: ALENCAR, E. S. (Ed.). Novas contribuições da psicologia aos professores de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992. p. 169–201.

COSTA, E. et al. Modelos de Feedback para estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. V Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2016). V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), v. 6, n. 1, p. 1–38, 2016.

DOLCE, O.; POMPEU, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar (Geometria plana). São Paulo: Atual. 9, 2013.

GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1–13, 1996.

HOHENWARTER, M. GeoGebra-a software system for dynamic geometry and algebra in the plane. Master’s thesis — Salzburg: University of Salzburg, 2002.

HOHENWARTER, M. GeoGebra - didactic materials and applications for teaching mathematics. PhD—Salzburg: University of Salzburg, 2006.

HOHENWARTER, M.; LAVICZA, Z. Mathematics teacher development with ICT: towards an International GeoGebra Institute. Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, v. 27, n. 3, p. 49–54, 2007.

ISOTANI, S.; BRANDÃO, L. DE O. Como Usar a Geometria Dinâmica? O Papel do Professor e do Aluno Frente às Novas Tecnologias. Anais do Workshop de Informática na Escola. 2006.

LACERDA, R. DE A. Proposta de um modelo para análise de requisitos de software educativo. Dissertação de mestrado em Educação. Brasília: Universidade de Brasília, dez. 2007.

LACERDA SANTOS, G. Alguns princípios para situações de engenharia de softwares educativos. Revista Inter Ação, v. 34, n. 1, p. 17–36, 2009.

MÜLLER, T. J.; LIEBAN, D. E. Construção de utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 1, n. 1, p. 37–50, mar. 2012.

NARCISS, S. Designing and evaluating tutoring feedback strategies for digital learning environments on the basis of the interactive tutoring feedback model. Digital Education Review, v. 23, n. 1, p. 7–26, 2013.

NÓBRIGA, J. C. C. Aprendendo Matemática com o Cabri-Géomètre II: volume 1. 1a ed. Brasília: [s.n.].

NÓBRIGA, J. C. C. et al. GGBook: One interface wich integrates the text and graphic environments in the Geogebra. Anais do ICME 2012. Seul: 2012a

NÓBRIGA, J. C. C. et al. GGBOOK: uma interface que integrará os ambientes de texto e gráfico no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 1, n. 1, p. 03–12, mar. 2012b.

NÓBRIGA, J. C. C. GGBOOK : uma plataforma que integra o software de geometria dinâmica geogebra com editor de texto e equações a fim de permitir a construção de narrativas matemáticas dinâmicas. 246 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade De Brasília. Brasília, 2015.

NÓBRIGA, J. C. C. Uma Demonstração Matemática Dinâmica para compreensão da fórmula do volume da esfera. In: Cenários de Pesquisa em Educação Matemática. Jundiaí: [s.n.]. p. 207–228.

NÓBRIGA, J. C. C.; DANTAS, S. C. Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1–21, 2021.

NÓBRIGA, J. C. C.; FEDERAL, U.; CATARINA, D. S. Demonstrações Matemáticas Dinâmicas Dynamic Math Demonstrations. REVEMAT, p. 1–21, 2019.

NÓBRIGA, J. C. C.; PEREIRA, J. V. Alguns exemplos de atividades matemáticas na plataforma GeoGebra para estudantes dos anos iniciais. In: Experimentações didáticas em educação científica e matemática para Crianças. Brasíla: [s.n.]. p. 118–141.

NÓBRIGA, J. C.; SIPLE, I. Z. Livros Dinâmicos de Matemática
Dynamic Mathematics Books. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 9, n. 2, p. 78–102, 2020.

SALAZAR, J. V. F.; ALMOULOUD, S. A. Registro figural no ambiente de geometria dinâmica. Educ. Matem. Pesq, v. 17, n. 5, p. 919–941, 2015.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 6. ed. [s.l.] Pearson Education, 2003.

Publicado

2023-09-28

Cómo citar

Nóbriga, J. C. C. (2023). Um pouco da minha história com o GeoGebra e alguns exemplos de atividades. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(2), 110–132. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p110-132