Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares

Autores/as

  • Luis Mario Dalcín Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay
  • Verónica Molfino Departamento de Matemática. Consejo de Formación en Educación

Palabras clave:

Conjectura e demonstração, polígonos regulares, mosaico

Resumen

Nós apresentamos um experimento realizado com doze professores de matemática e que fazia parte de um curso de reciclagem para professores do magistério do Uruguai. Os objetivos foram promover a reflexão sobre a relevância de conjecturas e formular maneiras de estabelecer a sua validade, o trabalho conjunto com lápis e papel com o ambiente dinâmico, e analisar suas próprias produções foram no campo da geometria empírica ou geometria dedutiva. Os professores trabalharam em equipes na mesma atividade por duas semanas, combinando instâncias e distância. A experiência possibilitou que professores viveram alguns processos envolvidos na atividade matemática que são relevantes para um ensino de professores.

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Biografía del autor/a

Luis Mario Dalcín, Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay

Profesor de Matemática. Magister en Matemática Educativa.

Verónica Molfino, Departamento de Matemática. Consejo de Formación en Educación

Profesora de Matemática en Educación Secundaria y Formación Docente. Doctora en Matemática Educativa.

Publicado

2012-03-14

Cómo citar

Dalcín, L. M., & Molfino, V. (2012). Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 1(1), XCVIII - CXII. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8934