Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares

Autores

  • Luis Mario Dalcín Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay
  • Verónica Molfino Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay

Palavras-chave:

Conjectura e demonstração, polígonos regulares, mosaico

Resumo

Nós apresentamos um experimento realizado com doze professores de matemática e que fazia parte de um curso de reciclagem para professores do magistério do Uruguai. Os objetivos foram promover a reflexão sobre a relevância de conjecturas e formular maneiras de estabelecer a sua validade, o trabalho conjunto com lápis e papel com o ambiente dinâmico, e analisar suas próprias produções foram no campo da geometria empírica ou geometria dedutiva. Os professores trabalharam em equipes na mesma atividade por duas semanas, combinando instâncias e distância. A experiência possibilitou que professores viveram alguns processos envolvidos na atividade matemática que são relevantes para um ensino de professores.

Biografia do Autor

Luis Mario Dalcín, Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay

Profesor de Matemática. Magister en Matemática Educativa.

Verónica Molfino, Instituto de Profesores 'Artigas' - Departamento de Matemática - Consejo de Formación - Uruguay

Departamento de Matemática - Consejo de Formación en Educación-

Profesora de Matemática y Doctora en Matemática Educativa

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Publicado

2012-03-14

Como Citar

Dalcín, L. M., & Molfino, V. (2012). Conjeturas y demostraciones a partir del embaldosado con polígonos regulares. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), XCVIII - CXII. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8934