Uma proposta envolvendo o cálculo de área sob curvas utilizando o GeoGebra para o Ensino Médio

Autores/as

  • Luccas Vinícius da Silva Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Osmar Nascimento Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wellington Piveta Oliveira Universidade Federal do Paraná - Jandaia do Sul- UFPR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p158-176

Palabras clave:

Aproximação Geométrica, Funções, Cálculo de área, Ensino de Matemática, Educação Básica.

Resumen

Este trabalho propõe uma abordagem para o ensino do cálculo de áreas sob curvas no Ensino Médio, sem recorrer diretamente à teoria de integração de Riemann. A proposta utiliza métodos geométricos de aproximação, como, o uso de retângulos e trapézios com o apoio do software GeoGebra para obter as estimativas da área abaixo de curvas da forma y = f(x) , para x num intervalo [a,b]. A presente proposta apresenta as funções f(x) = x, f(x) = x2 e (x) = x3 definidas em [a,b], cujo cálculo de áreas é feito por aproximação, por meio de divisões do intervalo em n subintervalos, combinando atividades práticas de cálculo manual com o GeoGebra e proporcionando uma análise comparativa entre os métodos de aproximação. Como resultados, espera-se que, por meio desta proposta, os alunos sejam incentivados a refletirem sobre a precisão das estimativas, vislumbrando por meio da abordagem que, quanto maior o número de divisões em retângulos e trapézios da área a ser calculada, mais próxima será a medida da área estimada por meio do ferramental tecnológico, dando abertura para introdução no estudo de somas de Riemann e integrais em etapas avançadas do processo de formação.

Biografía del autor/a

Wellington Piveta Oliveira , Universidade Federal do Paraná - Jandaia do Sul- UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná - Jandaia do Sul- UFPR

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Publicado

2025-12-02

Cómo citar

Vinícius da Silva Araújo , L., Nascimento Souza, O., & Piveta Oliveira , W. (2025). Uma proposta envolvendo o cálculo de área sob curvas utilizando o GeoGebra para o Ensino Médio. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 14(2), 158–176. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p158-176

Número

Sección

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