FIOS QUE SE UNEM NAS TRAMAS DO CURRICULO E DA FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p764-786Palavras-chave:
Currículo. Formação. Curso de Pedagogia.Resumo
Este estudo objetiva compreender como a relação entre o currículo instituído e a formação propriamente dita acontece e se manifesta nos contextos de estágios supervisionados, considerando que o curso de Pedagogia tem como eixo principal a formação de professores para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental. Partimos do pressuposto de que discutir o currículo conduz necessariamente a uma reflexão sobre: Como o professor é formado? Com base nessa formação, como ele operacionaliza a sua prática? O campo empírico se constituiu de 25 (vinte e cinco) alunos do último período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, e desse total sorteamos aleatoriamente 10 (dez) alunos para compor a nossa amostra. Na perspectiva metodológica, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa cujo dispositivo de mediação se constitui de um questionário composto de questões abertas no qual os alunos puderam expressar suas angústias e tensões originadas desse momento de conclusão da formação inicial. Os resultados apontam que as reflexões trazidas pelos alunos nos conduziram à apreensão de que a relação instituinte/instituído do currículo provoca conflitos e tensões que podem acarretar processos de institucionalização dinâmicos e únicos considerando ser nessa perspectiva que se opera a relação entre currículo e formação.
Referências
ALMEIDA, Maria Doninha de (Org). Licenciatura. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2004.
ARAÚJO, Hilda Mara Lopes. Processo identitário profissional: as experiências formativas de licenciandos do curso de Física – UFPI. 186 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S.A, 1991.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociedade. São Paulo: Melhoramentos, 1978
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Para um currículo de formação de pedagogos: Indicativos. In: MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículos formação em atos? para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Ilhéus: Editus, 2007.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender e mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro, 2010.
______. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
______. A raiz e a flor. A gestão dos saberes para o desenvolvimento humano: inflexões multirreferenciais em currículo. Revista do Núcleo de Currículo, Comunicação e Cultura. v. 01, p. 29-47, Salvador, 2000.
MAINARDES, Jefferson; STREMEL Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias v. 11, n. 22, p. 31-54, maio/agosto, 2010.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANEN, Ana. Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. O campo do currículo no Brasil: os anos noventa. Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 1, jan./jun. 2001, p. 35-49.
PACHECO, José. Augusto. Flexibilização Curricular: algumas interrogações. In: PACHECO, José Augusto (Org.). Políticas de Integração curricular. Porto, Portugal: Porto , 2000.
PEDRA, José Alberto. Currículo, conhecimento e suas representações. Campinas: Papirus, 1997.
ROLDÃO, Maria do Céu. Professores e Gestão do Currículo. Porto: Porto , 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFPI. Teresina (PI): EDUFPI, 2009.
YOUNG, Michael. O currículo do futuro: da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.