A ESCOLA NO QUINTAL DA CULTURA: TEATRALIDADES EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Curso de Produção Cênica (TPC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil. 

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p594-614

Palavras-chave:

Escola. Sentido. Teatralidade. Bakhtin.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender os sentidos de escola na série brasileira Quintal da Cultura, exibida pela TV Cultura. Escolheu-se como corpus o episódio A Escolinha do Quintal – Vogais. A análise é realizada a partir dos pressupostos da perspectiva dialógica que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua ancoragem teórica. Os resultados do trabalho apontam para a relação com o discurso teatral e com efeitos de teatralidade como fatores intrínsecos ao programa em questão. Em contraponto, a análise dos dados apresenta sentidos de escola bastante provocadores do ponto de vista da noção bakhtiniana de relações dialógicas, principalmente no que se refere à visualidade cenográfica do espaço da sala de aula e à presença de relações de poder e forças entre professores e alunos. A série revisita a escola por meio de códigos e signos de um projeto discursivo ainda marcado pela resistência à mudança e às reconfigurações educacionais da contemporaneidade.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Curso de Produção Cênica (TPC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil. 

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), com estágio de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP). Professor Adjunto do curso de Produção Cênica (TPC/UFPR) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR). Curitiba; Paraná; Brasil. 

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"