O currículo da Pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização

Jonas Bach Junior, Melanie Gesa Mangels Guerra

Resumo


 Este artigo desenvolve um debate aberto sobre a questão da atualização do currículo da Pedagogia Waldorf, contrapondo a concepção orgânica de Steiner e as interpretações rígidas. O estudo tem uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a fundamentação que inspirou a estruturação do currículo para, em seguida, discutir a contraposição existente entre a idealização e a realidade da aplicação dos princípios curriculares. Destaca-se a diferenciação entre as abordagens acrítica e crítica a respeito do currículo, para incluir justamente a problematização da coerência com a contextualização da prática pedagógica. Os resultados apontam para o conflito entre as posturas conservadores e progressistas, atentando para o problema do anacronismo e incentivando uma contínua construção curricular com base em pesquisa que alia a dimensão histórico-cultural do fenômeno educativo com os ideais da teoria.


Palavras-chave


currículo, Pedagogia Waldorf, Steiner

Texto completo:

PDF

Referências


AVISON, Kevin; RAWSON, Martyn. The tasks and content of the Steiner-Waldorf curriculum. Edinburgh, Escócia: Floris Books, 2016.

BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In:

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. V. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 290-308.

COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração curricular escolar. São Paulo: Ática, 2006.

DICK, Eduard. Filosofia: currículos básicos verticais: matérias 1o – 12o anos. In: RICHTER, Tobias. (Org.). Objetivo pedagógico e método de ensino de uma escola Waldorf. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2002. p. 179-181.

EDWARDS, Lawrence. Science in the Middle School. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 105-108

EVERETT, Roland. Child-Centered Science: reverence instead of vandalism. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 103-104.

GEBERT, Hans. Teaching Science Humanely. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 50-54.

HEYDEBRAND, Caroline von. Vom Lehrplan der Freien Waldorfschule. In: Die freie Waldorfschule: Mitteilungsblatt. Stuttgart (Alemanha): Verein für ein freies Schulwesen, 2016.

JAFFKE, Freya. Stages of Development in Early Childhood: tasks and goals for parents and educators. In: ALMON, Joan. (Org.). A deeper understanding of the Waldorf Kindergarten. Chatham, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2014. p. 5-28.

MASTERS, Brien. Science in Waldorf Education: General Survey. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 10-37.

PANYR, Silva; BARZ, Heiner. Was ehemalige Waldorfschüler über ihre Schule denken. In: BARZ, Heiner; RANDOLL, Dirk. (Orgs.). Absolventen von Waldorfschulen. Eine empirische Studie zu Bildung und Lebensgestaltung. Wiesbaden, Alemanha: Springer Verlag für Sozialwissenschaften, 2007. p. 237-322.

PODIRSKY, Klaus. Der Waldorflehrplan: eine Antwort auf Identitätsverlust. 2016a. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.

PODIRSKY, Klaus. Der Waldorflehrplan: integrative Erziehung. 2016b. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.

RICHTER, Tobias. A vida, o homem e o mundo que o rodeia. In: RICHTER, Tobias. (Org.). Objetivo pedagógico e método de ensino de uma escola Waldorf. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2002a. p. 141-146.

RICHTER, Tobias. Pontos de vista antropológicos relativos ao método e à didática do ensino médio. In: RICHTER, Tobias. (Org.). Objetivo pedagógico e método de ensino de uma escola Waldorf. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2002b. p. 45-49.

RICHTER, Tobias. Die Partitur des Waldorfcurriculums: Variationen über einem Generalbass. Salzburg (Alemanha): Rudolf Steiner Schule, 2014.

SCHOOREL, Edmond. Os primeiros sete anos: fisiologia da infância. São Paulo: Antroposófica, 2013.

STEINER, Rudolf. Die pädagogische Grundlage der Waldorfschule. In: STEINER, Rudolf. Aufsätze über die Dreigliederung des sozialen Organismus und zur Zeitlage 1915-1921. Dornach: Rudolf Steiner Verlag, 1982. p. 83-94.

STEINER, Rudolf. A arte da educação - II. Metodologia e didática no ensino Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 2003.

STOCKMEYER, Emil August Karl. Rudolf Steiner’s Curriculum: for Steiner-Waldorf schools: an attemp to summarise his indications. Edinburgh, Escócia: Floris Books, 2015.

VEIGA, Marcelo da. Die Diskursfähigkeit der Waldorfpädagogik und ihre bildungsphilosophischen Grundlagen. In: BAUER, Horst P.; SCHNEIDER, Peter. (Orgs.). Waldorfpädagogik – Perspektiven eines wissenschaftlichen Dialoges. Frankfurt, Deutschland: Peter Lang, 2006.

WHITTEL, Bryan. Computing Curriculum: suggestions for a Waldorf school: part 1 of 2: Curriculum Development Approach. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2003.

WIECHERT, Christof. Die Waldorfschule: eine Einführung. Dornach, Suíça: Verlag am Goetheanum, 2014.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais