CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO MÉDIO TÉCNICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p871-884Palavras-chave:
Currículo Integrado. Ensino Médio Técnico. Base Nacional Comum Curricular.Resumo
O professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, é um dos mais eminentes educadores da atualidade brasileira e latino-americana. Seus estudos sobre a relação educação e trabalho são referência no campo da educação básica e das políticas de currículo. Esta entrevista, realizada em Chapecó-SC, discute as questões curriculares mais atuais da educação brasileira: o ensino médio técnico e integral e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu discurso reforça suas posições sobre a responsabilidade da escola pública de construir um ser humano omnilateral, via currículo integrado e integral e apresenta sua crítica sobre o processo de construção da BNCC, que se faz às avessas por ser eminentemente conservador, restritivo e penalizador à escola pública em detrimento da escola privada. Por fim, em tom profético, ao analisar o cenário educativo brasileiro pós-golpe parlamentar à democracia, o professor Frigotto anuncia as intempéries que viriam a se concretizar com a reforma do ensino médio via medida provisória 746/2016 e a PEC 241/2016.
Referências
CIAVATTA, Maria (Org.). Gaudêncio Frigotto: um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado. In: CALDART, R. et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola sem partido: Imposição da lei da mordaça aos professores. e-Mosaicos, v. 05, p. 11-13, 2016.
______. A produtividade da escola Improdutiva 30 anos depois: regressão social e hegemonia às avessas. Trabalho Necessário, v. 1, p. 206-233, 2015a.
______. Educação escolar, trabalho e capitalismo contemporâneo: metamorfoses e perspectiva. Revista APASE , São Paulo, v. 16, p. 14-24, 2015b.
______. Educação e a qualificação de Jovens e Adultos pouco Escolarizados: promessa integradora num tempo histórico de produção destrutiva. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, p. 389-405, 2014.
______. Educação omnilateral. In: CALDART, R. et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012a.
______. Educação politécnica. In: CALDART, R. et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012b.
______. Cidadania e formação técnico-profissional: desafios neste fim de século. In: SILVA, Luiz Heron et al. (Orgs.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
______.Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 67-82, 2009.
______. Universidade Mercadológica: novo espaço de acumular lucro e alienação. Nuevamérica, Buenos Aires, v. 1, p. 27-30, 2014.
______. CIAVATTA, Maria (Orgs.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. 4 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
______. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, v. 16, p. 235-254, 2011.
______. CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação & Sociedade, v. 32, p. 619-638, 2011.
______. MOLINA, Helder. Estado, educação e sindicalismo no contexto da regressão social. Retratos da Escola, v. 4, p. 37-53, 2010.
______. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, p. 67-82, 2009.
______. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação e Sociedade, v. 28, p. 1129-1152, 2007.
______. CIAVATTA, Maria (Orgs.). A formação do cidadão produtivo: a cultura do mercado do ensino médio técnico. Brasília: INEP, 2006.
______. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______. (Org.) Educação e Crise do Trabalho: perspectiva de final de século. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
______. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1985.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. 2 ed. Campinas: Alínea, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.