CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO MÉDIO TÉCNICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO

Autores

  • Gaudêncio Frigotto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Ivo Dickmann Programa de Pós-Graduação em Educação, Unochapecó, Chapecó, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6293-8382
  • Ieda Pertuzatti Unochapecó,, Chapecó, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p871-884

Palavras-chave:

Currículo Integrado. Ensino Médio Técnico. Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

O professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, é um dos mais eminentes educadores da atualidade brasileira e latino-americana. Seus estudos sobre a relação educação e trabalho são referência no campo da educação básica e das políticas de currículo. Esta entrevista, realizada em Chapecó-SC, discute as questões curriculares mais atuais da educação brasileira: o ensino médio técnico e integral e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu discurso reforça suas posições sobre a responsabilidade da escola pública de construir um ser humano omnilateral, via currículo integrado e integral e apresenta sua crítica sobre o processo de construção da BNCC, que se faz às avessas por ser eminentemente conservador, restritivo e penalizador à escola pública em detrimento da escola privada. Por fim, em tom profético, ao analisar o cenário educativo brasileiro pós-golpe parlamentar à democracia, o professor Frigotto anuncia as intempéries que viriam a se concretizar com a reforma do ensino médio via medida provisória 746/2016 e a PEC 241/2016.

Biografia do Autor

Gaudêncio Frigotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutor em Educação: História, Política e Sociedade. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Professor Titular da Universidade Federal Fluminense - UFF. Pesquisador A1 Sênior do CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho, História, Educação e Saúde - THESE

Ivo Dickmann, Programa de Pós-Graduação em Educação, Unochapecó, Chapecó, Brasil.

Doutor em Educação. Graduado em Filosofia. Líder do Palavração - Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Unochapecó, Chapecó, Brasil.

Ieda Pertuzatti, Unochapecó,, Chapecó, Brasil.

Mestra em Educação. Graduada em Pedagogia. Membro do Palavração - Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana. Unochapecó, Chapecó, Brasil.

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Entrevistas