<strong>A TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO</strong>

Autores

  • Mere Abromowicz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP

Palavras-chave:

Grupos de Pesquisa, Políticas Públicas de Currículo, Reforma, Avaliação, Educação Superior.

Resumo

O presente artigo apresenta a trajetória do grupo de pesquisa coordenado pela professora Dra. Mere Abramowicz, no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em seus quatro anos de existência, o grupo tem agregado mestrandos, doutorandos e doutores egressos do programa em torno de investigações relacionadas ao currículo, políticas públicas e avaliação. Mais do que um grupo de pesquisadores em torno de uma investigação, a identidade deste constrói-se através do trabalho coletivo, do diálogo, de uma atitude de interrogação diante da realidade educacional brasileira. Ou, mais ainda, a identidade deste grupo define-se pelo acolhimento dos novos participantes que chegam a cada ano ou semestre, cada qual com sua própria formação e experiência, e pelos vínculos afetivos que se criam e se fortalecem a cada encontro. É dessa trajetória de construção cognitiva e afetiva, permeada pelo prazer de estar junto, que trata o depoimento da doutora em Educação: Currículo, Rita de Cássia M. T. Stano, integrante do grupo desde sua formação, reproduzido integralmente neste artigo.

Biografia do Autor

Mere Abromowicz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP

Mere Abramowicz. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena o grupo de pesquisa em Currículo e Avaliação. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano. Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá. Pró-reitora Adjunta de Graduação (2004-2007). Coordenadora do Curso de Extensão da UNIFEI "Educação Continuada para a Terceira Idade". Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Currículo e Avaliação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Downloads

Edição

Seção

Artigos