<strong>Percalços do Ensino Colonial em Cabo Verde: Século XVI aos Anos 40 do século XXI Obstruction of the colonial teaching in Cape Verde: from XVI to XX centuries- 40 decade</strong>

Autores

  • Elias Alfama Moniz PUC-SP

Palavras-chave:

Educação, Reformas, Dominação, Controle, Colonização

Resumo

Neste artigo vêm à tona questões educacionais em Cabo Verde em conjunturas históricas de dominação e exploração colonial. Discussões centradas em problemáticas educacionais, entrelaçando tensões culturais, políticas - que trazem à superfície a urdidura de estratégias de construção de discursos legitimadores de situações de subjugação e humilhação dos povos das ilhas - constituem o foco deste artigo. A partir dessas reflexões, onde debruçamo-nos sobre dados educacionais referentes ao período colonial, emergem indícios que permitemadensar compreensões em relação a movimentos colonizadores de corpos e mentes de povos africanos “conquistados”.

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Biografia do Autor

Elias Alfama Moniz, PUC-SP

Ilias Alfama Vaz Moniz Doutor em História Social pela PUC/SP; Instituto Superior de Educação, Unidade Associada da UNI-CV. Departamento de História & Filosofia

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Como Citar

Moniz, E. A. (2010). <strong>Percalços do Ensino Colonial em Cabo Verde: Século XVI aos Anos 40 do século XXI Obstruction of the colonial teaching in Cape Verde: from XVI to XX centuries- 40 decade</strong>. Revista E-Curriculum, 3(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3199

Edição

Seção

Artigos