CURRÍCULO, CULTURAS E CONTEXTOS INTEGRADOS À FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Autores

  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marina Graziela Feldmann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Silvana Alves Freitas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p735-763

Palavras-chave:

Formação de educadores. Currículos. Culturas. Contextos.

Resumo

Este artigo parte da concepção de currículo que emerge da leitura das diretrizes para os cursos de formação de educadores. Identifica-se essa concepção com a de grade curricular, marcada pela falta de integração entre as disciplinas e os conteúdos, pela desconexão tanto com o micro quanto com o macrocontexto das culturas dos sujeitos curriculares. Diante disso, busca-se mostrar a inexorável relação existente entre formação de educadores, currículo, culturas e contextos para evidenciar os desafios de criar novos caminhos para essa formação. O artigo, com abordagem qualitativa, emprega a análise documental da legislação que institui as diretrizes para os cursos de formação de educadores como a Resolução CNE/CP n. 2/2015 e a Deliberação CEE n. 111/2012, atualizada pela Deliberação CEE n. 154/2017 e a análise bibliográfica referente às teorias sobre o currículo e sua relação com as culturas e os contextos, além do relato da memória de um curso de formação continuada oferecido por um dos autores deste texto sobre a vivência de uma professora de Ciências com uma turma de 6º ano de uma escola pública de São Paulo. Os resultados revelaram que a formação de educadores deve incorporar os diversos contextos da cidade, as culturas dos sujeitos, as contradições, os desafios e as possibilidades em busca da superação da concepção de currículo como “grade curricular”. A partir disso, são evidenciados os desafios para criar novos caminhos de formação de educadores que desenvolvam sujeitos curriculares para participarem da construção do currículo.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Psicologia Educacional pela PUC-SP, Livre-docente em Didática pela USP. Professor titular do Departamento de Fundamentos de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Professor Associado Aposentado da USP. Especialista em questões universitárias e na formação pedagógica de professores do ensino superior. Líder do Grupo de Pesquisa FORPEC, credenciado no CNPq. 

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC-SP. Pesquisadora e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq (2000) Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Autora de vários livros e artigos sobre os seguintes temas: formação de professores, escola brasileira, políticas públicas de formação docente, cultura escolar e currículos inovadores.

Silvana Alves Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Taubaté, Mestre, Doutora e Pós-doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORPEC - Formação de Professores e Paradigmas Curriculares credenciado no CNPq

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"