CULTURAS COTIDIANAS NA INTER-RELAÇÃO DA CIDADE COM A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ, À LUZ DO DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p592-615

Palavras-chave:

Cidade e cotidianos escolares, Atos de currículo, Multirreferencialidade, Políticas de resistência, #UerjResiste.

Resumo

Neste artigo, as autoras discutem as culturas cotidianas, na inter-relação da cidade com a Universidade, do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, em tempos de cibercultura e mobilidade ubíqua, percorrendo e cartografando saberes, fazeres e poderes, tecidos e compartilhados pelos praticantes culturais, nas redes educativas. Mediante a apresentação de atos de currículo, deixam em evidência o movimento #UerjResiste, de onde emergem formas narrativas em diferentes materialidades discursivas sobre a crise por que passa a Universidade. Esses discursos constituem o eco linguístico entre o poder e o saber, enquanto a fala, com seu caráter subjetivo, encarna e propaga uma prática de resistência à objetivação discursiva. Nesse contexto, procuram compreender as principais características dessas redes ao serem tecidas com outros tantos cotidianos em que vivem esses sujeitos, estabelecendo o diálogo com o filme “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar como o melhor documentário brasileiro, que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz, junto a catadores de materiais recicláveis, no lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. 


Biografia do Autor

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas. Programa FGV Management

Professora ddos cursos MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UERJ). Mestre e doutora pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Rosemary Santos, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Departamento de Formação de Professores.

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora da Rede Municipal de Educação Duque de Caxias.

Edméa Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Educação.

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutora pela UAB-PT, professora convidada no Mestrado em Pedagogia do e-Learning UAB-PT. Coordenadora e líder do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC).

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Publicado

2019-06-28

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Artigos