A FUNDAMENTAÇÃO ÉTICO-DEMOCRÁTICA DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ADAPTAÇÃO OU EMANCIPAÇÃO?

Autores

  • Angélica Bellodi Sant’Ana Furlan Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, campus Sorocaba, São Paulo, Brasil (UFSCar/Sorocaba-SP)
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, São Paulo - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p958-990

Palavras-chave:

Currículo. Ética. Democracia. Diálogo.

Resumo

Por acreditar que somente uma educação ética e democraticamente organizada pode tornar os educandos agentes de transformações sociais, o presente trabalho procura compreender que concepção de educação emoldura a proposta curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Ciências e se ela está de acordo com princípios ético-críticos que conferem qualidade política e social à prática educativa. Para isso, foi realizada uma análise documental à luz da ética de Dussel, do diálogo de Freire e da emancipação de Adorno. Concluiu-se que a proposta curricular em questão se distancia de tais princípios por não explicitar o papel social da educação, por não se posicionar ética e politicamente a favor dos grupos sociais mais vulneráveise por não caracterizar a escola e a comunidade onde está inserida. Devido a seu caráter normativo, a referida proposta e seu material de apoio limitam a autonomia da escola, podendo ser considerados tão somente como documentos antidemocráticos por não levar em conta as demandas de todasas partes interessadas no processo de ensino-aprendizagem

Biografia do Autor

Angélica Bellodi Sant’Ana Furlan, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, campus Sorocaba, São Paulo, Brasil (UFSCar/Sorocaba-SP)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, São Paulo, Brasil (UFSCar/Sorocaba-SP) e graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. Natural de Campinas-SP, atua como Professora de Educação Básica do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Campinas-SP.

Antonio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, São Paulo - SP, Brasil

Doutor em Educação pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Natural de São Paulo-SP, atua como Professor do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, São Paulo, Brasil (UFSCar/Sorocaba-SP). Como pesquisador, investiga as áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e de Biologia.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"