O DIREITO DE APRENDER NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1081-1099Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Currículo Crítico Emancipatório. AprendizadoResumo
A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino.
Referências
AGUIAR, Denise Regina da Costa. A Estrutura Curricular em Ciclos de Aprendizagem nos Sistemas de Ensino: Contribuições de Paulo Freire, 2011, 362f. Tese - Programa de Pós-Graduação em Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
APPLE, Michael; BEANE, James (Org.). Escolas Democráticas. São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’Água, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001a.
______. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001b.
______. Pedagogia do Oprimido. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 2006.
______. Política e educação: ensaios. 8. ed. São Paulo. Villa das Letras, 2007.
LIMA, Licínio C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.