O DIREITO DE APRENDER NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Denise Regina Costa Aguiar Universidade Brasil/SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1081-1099

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Currículo Crítico Emancipatório. Aprendizado

Resumo

A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino.

Biografia do Autor

Denise Regina Costa Aguiar, Universidade Brasil/SP. Brasil.

Doutora em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011). Integra o grupo de pesquisa da Cátedra Paulo Freire/PUCSP, coordenado pela Profª Drª Ana Maria Saul. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do curso de graduação Pedagogia da Universidade Brasil/SP. Brasil.

Referências

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"