APRESENTAÇÃO

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica, Brasil
  • Luis Armando Gandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p887-893

Palavras-chave:

Currículo. Escola. Democracia. Privação de direitos.

Resumo

O momento que vivemos atualmente é um daqueles em que é premente afirmar o princípio e a vivência da democracia na educação. Noções como, por exemplo, a gestão democrática, que são, em grande parte, fruto das lutas históricas dos educadores e que foram firmadas nos marcos legais sobre a educação no Brasil (CURY, 2014), estão sob forte ameaça.No sentido de disponibilizar pesquisas e discussões que apresentem e façam a crítica de condicionantes que limitam a autonomia de nossas escolas e práticas educativas e também de textos que anunciem a possibilidade de trabalhar com perspectivas de democratização de propostas e práticas de currículo, elaboramos essa chamada. Buscamos artigos que abordassem as seguintes questões: Como a escola pode se constituir em um espaço de resistência ao autoritarismo que ameaça a sociedade? Quais as condições para pensar-fazer uma educação crítica na escola pública? Qual é o conhecimento importante para os estudantes, no contexto da educação popular?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica, Brasil

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP , pesquisadora nível 1 do CNPq, Coordenadora da Rede Freireana de Pesquisadores, vice-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). É parecerista de revistas científicas e de agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESP.

Luis Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor (Ph.D.) em Curriculum and Instruction pela University of Wisconsin - Madison (2002). É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Editor-Chefe da Revista Educação & Realidade e Editor da Revista Currículo sem Fronteiras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, políticas educacionais, reformas educacionais, Escola Cidadã e currículo.

Referências

BOAL, Augusto Jogos para Atores e Não Atores. 15 ed.. Rio de Janeiro, RJ.:Civilização Brasileira. 2012.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1053-1066, out./dez., 2014.

SAUL, Ana Maria. Na Contramão da Lógica do Controle em Contextos de Avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa. São Paulo, dez., vol.41, n. espe, p.1299-1311. 2015.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. O Saber/Fazer Docente no Contexto do Pensamento de Paulo Freire: contribuições para a Didática. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2017.

LIMA, Iana Gomes de; GANDIN, Luís Armando. Justiça social na educação: pressupostos e desdobramentos práticos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 929-941, 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"