APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p887-893Palavras-chave:
Currículo. Escola. Democracia. Privação de direitos.Resumo
O momento que vivemos atualmente é um daqueles em que é premente afirmar o princípio e a vivência da democracia na educação. Noções como, por exemplo, a gestão democrática, que são, em grande parte, fruto das lutas históricas dos educadores e que foram firmadas nos marcos legais sobre a educação no Brasil (CURY, 2014), estão sob forte ameaça.No sentido de disponibilizar pesquisas e discussões que apresentem e façam a crítica de condicionantes que limitam a autonomia de nossas escolas e práticas educativas e também de textos que anunciem a possibilidade de trabalhar com perspectivas de democratização de propostas e práticas de currículo, elaboramos essa chamada. Buscamos artigos que abordassem as seguintes questões: Como a escola pode se constituir em um espaço de resistência ao autoritarismo que ameaça a sociedade? Quais as condições para pensar-fazer uma educação crítica na escola pública? Qual é o conhecimento importante para os estudantes, no contexto da educação popular?
Referências
BOAL, Augusto Jogos para Atores e Não Atores. 15 ed.. Rio de Janeiro, RJ.:Civilização Brasileira. 2012.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1053-1066, out./dez., 2014.
SAUL, Ana Maria. Na Contramão da Lógica do Controle em Contextos de Avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa. São Paulo, dez., vol.41, n. espe, p.1299-1311. 2015.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. O Saber/Fazer Docente no Contexto do Pensamento de Paulo Freire: contribuições para a Didática. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2017.
LIMA, Iana Gomes de; GANDIN, Luís Armando. Justiça social na educação: pressupostos e desdobramentos práticos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 929-941, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.