O NECESSÁRIO PARAMÊTRO DE IDENTIDADE PARA A INTERNACIONALIZACÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • José Alberto Antunes de Miranda Universidade La Salle http://orcid.org/0000-0002-5338-4728
  • Viviane Bischoff Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Luciane Stallivieri UFSC

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p726-747

Palavras-chave:

Identidade, Internacionalização, Educação Superior, Brasil.

Resumo

A educação superior tem recebido especial atenção por parte dos governos de países centrais que compreenderam a necessidade de incorporar um novo movimento que surge como resposta à globalização: a internacionalização da educação superior. Os dirigentes investem fortemente na definição de políticas públicas, com diretrizes claras e com metas estratégicas para internacionalização de suas estruturas tanto organizacionais quanto programáticas. O presente artigo objetiva aprofundar as reflexões sobre a necessidade da definição de parâmetros de identidade para a internacionalização da educação superior brasileira. O estudo realizado é de natureza qualitativa descritiva, desenvolvido por meio de consultas documentais e bibliográficas. O estudo evidencia a ausência de documentos governamentais que apresentem com clareza as diretrizes brasileiras para a educação internacional, e a necessidade da definição de parâmetros de identidade. Constata-se ações pontuais mais propositivas por parte do Brasil no âmbito de América Latina e na África ao longo dos últimos anos, onde é possível identificar a obtenção de padrões internacionais para os programas de pós-graduação, que formam uma dimensão internacional e intercultural para a pesquisa e o ensino, via ações do Ministério da Educação, porém ainda com baixa intensidade do Ministério de Relações Exteriores.

Biografia do Autor

José Alberto Antunes de Miranda, Universidade La Salle

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS (1999), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Mestrado em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa e Análise da Política Externa, Integração Regional, Organizações Internacionais, Direito Internacional, Constituição e Relações Exteriores e Internacionalizacão da Educação Superior. 

Viviane Bischoff, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais - UFRGS (2017). Mestre em Relações Internacionais - UFRGS (2010) . Graduada em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Univates (2005). Atualmente é Diretora de Relações Internacionais do Centro Universitário Univates e professora universitária da Univates. 

Luciane Stallivieri, UFSC

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos - São Paulo - SP. Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador - USal, Buenos Aires. Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul. Assessora de Relações Internacionais na Universidade de Caxias do Sul. Presidente do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais - FAUBAI. Secretária Executiva da Presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa - AULP. Secretária Executiva da Organização Universitária Interamericana - OUI - Região Brasil. Coordenadora do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - Centro IGLU - Brasil. Membro do Grupo Assessor de Cooperação Internacional da CAPES. Membro da Comissão de Internacionalização do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB. Pesquisadora sobre o tema: Internacionalização do Ensino Superior, Cooperação e Mobilidade Acadêmica Internacional. Professora do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, onde ministra a disciplina Internacionalização da Educação Superior e Gestão da Cooperação Acadêmica Internacional. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU - UFSC

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Publicado

2019-06-28

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Artigos