PRINCÍPIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA REPENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO ATUAL À LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1808-1836

Palavras-chave:

Paradigmas Educacionais, Papel da Escola, Formação Docente, Modelo Tradicional, Paradigma da Complexidade.

Resumo

Este trabalho, realizado no grupo de pesquisa PEFOP, Paradigmas educacionais e formação de professores, tomou por objetivo investigar como os paradigmas educacionais influenciam e impactam a educação. Ao mesmo tempo enseja uma reflexão sobre as contribuições do paradigma da complexidade na educação e, a partir dele, visam encaminhamentos para pistas formativas da docência nesta concepção. Assim, para uma compreensão maior do tema foi proposto como problema: Considerando a influência e os impactos dos paradigmas na educação moderna e contemporânea, quais encaminhamentos podem ser traduzidos em construtos norteadores para contribuir com a formação docente a partir do paradigma da complexidade e dos desafios atuais na educação? O procedimento metodológico envolveu   uma abordagem qualitativa do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, que envolveram a análise, exploração de proposições conceituais, a partir dos recursos bibliográficos pesquisados. Os referenciais teóricos, cujas proposições conceituais colaboram com esta pesquisa, são de autores engajados na investigação sobre os paradigmas educacionais e práticas de ensino como Cardoso (1995), Moraes (2004), Behrens (2013), Morin (2011; 2015), Weil (1991;1993). A partir deste referencial teórico se pretendeu apontar os construtos sobre o paradigma da complexidade para desenvolver uma prática pedagógica que propicie outras formas de empreender o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado a produção do conhecimento alcançou a finalidade de provocar um estudo e investigação em condições de apontar caminhos para a formação da docência, com base teórica nos princípios da complexidade na educação.

Biografia do Autor

Tiago Reus Barbosa Fedel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2009). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Fez o curso de três anos de Filosofia pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2003-2005). Especialização em Educação - Carisma e princípios educativos Maristas pela PUCPR (2015). Fez curso de Espanhol pela IBL (International Bureau of Language) de Buenos Aires/Argentina. Fez curso de inglês pela escola de idiomas WIZARD por dois anos e no ano de 2017 foi aprovado no exame de proficiência em Língua Inglesa pela UFSC. Tem experiência profissional no magistério lecionando disciplinas da área das ciências humanas (História, Filosofia e Sociologia da Religião) para Ensino Médio e Fundamental II em colégios da Rede Marista. Tem conhecimento e experiência na área de Educação e na pedagogia marista, atua principalmente em temas com ênfase em Educação, Filosofia e Pós-Modernidade. No ano de 2012, publicou no site Virtheos Fides Quaerens Intellectum um artigo científico que aborda justamente a questão da Educação na Pós-Modernidade "Escola e Juventude: O papel da escola na formação social e cidadã da juventude no paradoxo dos valores e ideologias atuais". Atualmente, é mestrando do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba/PR na Linha de Pesquisa: Formação pedagógica de professores no paradigma da complexidade numa educação transformadora: cocriação de repositório digital. Pesquisa formação continuada de professores a partir do Paradigma da Complexidade. Desde o ano de 2006 trabalha como professor no Ensino Médio para as áreas de Filosofia e História em colégios de rede privada. Desde 2009, em colégios do Grupo Marista.

Marilda Aparecida Behrens, PUC-PR

Doutora em Educação pela PUCSP. Pedagoga pela UFPR. Atua no Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE da PR e na Graduação em Pedagogia da PUCPR. Lidera o grupo de pesquisa: Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP).

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Publicado

2019-12-19

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Artigos