PRINCÍPIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA REPENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO ATUAL À LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1808-1836Palavras-chave:
Paradigmas Educacionais, Papel da Escola, Formação Docente, Modelo Tradicional, Paradigma da Complexidade.Resumo
Este trabalho, realizado no grupo de pesquisa PEFOP, Paradigmas educacionais e formação de professores, tomou por objetivo investigar como os paradigmas educacionais influenciam e impactam a educação. Ao mesmo tempo enseja uma reflexão sobre as contribuições do paradigma da complexidade na educação e, a partir dele, visam encaminhamentos para pistas formativas da docência nesta concepção. Assim, para uma compreensão maior do tema foi proposto como problema: Considerando a influência e os impactos dos paradigmas na educação moderna e contemporânea, quais encaminhamentos podem ser traduzidos em construtos norteadores para contribuir com a formação docente a partir do paradigma da complexidade e dos desafios atuais na educação? O procedimento metodológico envolveu uma abordagem qualitativa do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, que envolveram a análise, exploração de proposições conceituais, a partir dos recursos bibliográficos pesquisados. Os referenciais teóricos, cujas proposições conceituais colaboram com esta pesquisa, são de autores engajados na investigação sobre os paradigmas educacionais e práticas de ensino como Cardoso (1995), Moraes (2004), Behrens (2013), Morin (2011; 2015), Weil (1991;1993). A partir deste referencial teórico se pretendeu apontar os construtos sobre o paradigma da complexidade para desenvolver uma prática pedagógica que propicie outras formas de empreender o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado a produção do conhecimento alcançou a finalidade de provocar um estudo e investigação em condições de apontar caminhos para a formação da docência, com base teórica nos princípios da complexidade na educação.
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