A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p174-196

Palavras-chave:

Pedagogia crítico-libertadora, Paulo Freire, Humanização

Resumo

O presente artigo tem como objetivos compreender os princípios da Pedagogia do Oprimido e da Educação Bancária, ser uma forma de denúncia do processo de opressão instituído, até hoje, na escola pública brasileira e propor, como um anúncio de superação desta condição, a Educação como Prática da Liberdade. O referencial teórico fundamenta-se em Freire (2006, 2004, 2003, 2001a 2001b), Apple e Beane (2001), Lima (2002) e Giroux (2002). Pode-se evidenciar que a pedagogia crítico-libertadora freireana é uma possibilidade para a construção de uma escola pública, democrática e com qualidade social. O estudo demonstra, também, que é condição fundamental a participação efetiva decisória de todos os envolvidos na ação educativa e de um rigoroso processo de ensino-aprendizagem voltado para o desenvolvimento da criticidade e autonomia do educando.

Biografia do Autor

Denise Regina Costa Aguiar, Universidade Brasil

Doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do curso de graduação Pedagogia da Universidade Brasil.

Referências

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Publicado

2021-03-30

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Artigos