AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGIA)

Autores

  • Claudia Panizzolo Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-3693-0165
  • Marineide de Oliveira Gomes Professora-pesquisadora da Universidade Católica de Santos/SP (Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Pedagogia); Líder do Observatório de Profissionais da Educação: Políticas e Pesquisa-Formação. https://orcid.org/0000-0002-2929-4888

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p889-910

Palavras-chave:

Estágio curricular, Programa de Residência Pedagógica, Formação de professores, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo o estudo do estágio curricular obrigatório denominado Programa de Residência Pedagógica. Esta experiência inovadora de estágio tem como premissas o diálogo próximo e constante com o sistema de ensino público, o princípio da imersão profissional em instituições de educação infantil -  no caso da educação infantil em creches ou pré-escolas -  por meio da vivência sistemática dos estudantes junto a professores, coordenadores e diretores de unidades de educação infantil, por um período de tempo ininterrupto, experienciando a unidade entre a teoria e a prática. Por meio de análise documental toma como fonte a documentação do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp e os relatórios produzidos pelos discentes. Ao articular o processo de formação inicial dos profissionais que atuarão na educação infantil com as práticas educativas e pedagógicas dos educadores das escolas públicas e a preceptoria dos professores da universidade, o PRP favorece o diálogo entre as referências teóricas e as práticas vivenciadas nas escolas públicas, e assim, vai sendo tecida a urdidura da unidade teoria e prática por meio da formação no curso de Pedagogia na universidade e a formação contextualizada no cotidiano das instituições de educação infantil. O texto apresenta as potencialidades do Programa em dar visibilidade às crianças, respeitando-as como sujeitos de direitos e em uma formação curricular reflexivo-emancipatória do futuro professor de crianças pequenas.

Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado I da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos em desenvolvimento financiados pelo CNPq. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil. GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa ?História da Educação, Imigração e Memoria? - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa ?TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil?; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.

Marineide de Oliveira Gomes, Professora-pesquisadora da Universidade Católica de Santos/SP (Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Pedagogia); Líder do Observatório de Profissionais da Educação: Políticas e Pesquisa-Formação.

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação (FE-USP), com Pós-Doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa (UCP- Lisboa); Pesquisadora dos campos das Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas para as Infâncias; Formação de Professores e Formação de Professores para as Infâncias e Pesquisas com Crianças.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos