AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGIA)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p889-910Palavras-chave:
Estágio curricular, Programa de Residência Pedagógica, Formação de professores, Educação Infantil.Resumo
Este artigo tem por objetivo o estudo do estágio curricular obrigatório denominado Programa de Residência Pedagógica. Esta experiência inovadora de estágio tem como premissas o diálogo próximo e constante com o sistema de ensino público, o princípio da imersão profissional em instituições de educação infantil - no caso da educação infantil em creches ou pré-escolas - por meio da vivência sistemática dos estudantes junto a professores, coordenadores e diretores de unidades de educação infantil, por um período de tempo ininterrupto, experienciando a unidade entre a teoria e a prática. Por meio de análise documental toma como fonte a documentação do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp e os relatórios produzidos pelos discentes. Ao articular o processo de formação inicial dos profissionais que atuarão na educação infantil com as práticas educativas e pedagógicas dos educadores das escolas públicas e a preceptoria dos professores da universidade, o PRP favorece o diálogo entre as referências teóricas e as práticas vivenciadas nas escolas públicas, e assim, vai sendo tecida a urdidura da unidade teoria e prática por meio da formação no curso de Pedagogia na universidade e a formação contextualizada no cotidiano das instituições de educação infantil. O texto apresenta as potencialidades do Programa em dar visibilidade às crianças, respeitando-as como sujeitos de direitos e em uma formação curricular reflexivo-emancipatória do futuro professor de crianças pequenas.
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