O ENSINO DE LEGISLAÇÃO EM CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA: ANÁLISES CURRICULARES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2008-2028

Palavras-chave:

Ensino superior, Projeto político pedagógico, Legislação veterinária.

Resumo

O objetivo do artigo é realizar um levantamento dos conteúdos de legislação presentes em disciplinas de projetos pedagógicos de cursos de graduação em Medicina Veterinária. A pesquisa, com abordagem qualitativa, foi elaborada a partir do estudo de vinte projetos pedagógicos vigentes em universidades federais brasileiras. Alguns conteúdos de legislação são apresentados em disciplinas orientadas ao estudo da medicina veterinária legal, bem-estar animal, proteção do meio ambiente e da fauna silvestre, ciências econômicas e sociais, inspeção e sanidade dos produtos de origem animal e medicina veterinária preventiva. Torna-se necessário criar, em todas as universidades brasileiras, uma disciplina específica para o estudo sistemático e abrangente da legislação aplicada à Medicina Veterinária.

Biografia do Autor

Joel Orlando Bevilaqua Marin, UFSM

Possui Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), Doutorado Sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2000), Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Pós-Doutorado na na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Sociologia Rural e Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: infância no meio rural, trabalho infantil na agricultura, juventude rural, desenvolvimento rural, agricultura familiar, extensão rural e educação rural.

Pauline Vielmo Miranda, UFSM

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 2014. Licenciada pelo Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional - UFSM - 2015. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - UFSM/CTISM - 2017, integrando a linha de pesquisa Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica e Curso de Formação de Tutores - UFMG - 2017. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) aplicadas à Educação - UFSM/UAB - 2018. Atualmente é aluna de Especialização Lato Sensu em Direitos Humanos e Especialização em Gestão Pública, ambas pela Faculdade de Educação São Luís.

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos