O ENSINO DE LEGISLAÇÃO EM CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA: ANÁLISES CURRICULARES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2008-2028Palavras-chave:
Ensino superior, Projeto político pedagógico, Legislação veterinária.Resumo
O objetivo do artigo é realizar um levantamento dos conteúdos de legislação presentes em disciplinas de projetos pedagógicos de cursos de graduação em Medicina Veterinária. A pesquisa, com abordagem qualitativa, foi elaborada a partir do estudo de vinte projetos pedagógicos vigentes em universidades federais brasileiras. Alguns conteúdos de legislação são apresentados em disciplinas orientadas ao estudo da medicina veterinária legal, bem-estar animal, proteção do meio ambiente e da fauna silvestre, ciências econômicas e sociais, inspeção e sanidade dos produtos de origem animal e medicina veterinária preventiva. Torna-se necessário criar, em todas as universidades brasileiras, uma disciplina específica para o estudo sistemático e abrangente da legislação aplicada à Medicina Veterinária.
Referências
ACKEL FILHO, Diomar. Direito dos animais. São Paulo: Themis, 2001.
ARROYO, Miguel González. Currículo: território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo Sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 91-110, jul./dez. 2003.
BRASIL. Lei n.º 5.517, de 23 de outubro de 1968. Dispõe sobre o exercício da profissão de médico-veterinário e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 out. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5517.htm. Acesso em: 10 maio 2018.
BROOM, Donald Maurice; MOLENTO, Carla Forte Maiolino. Bem-estar animal: conceito e questões relacionadas – revisão. Archives of Veterinary Science, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2004.
CASTRO, João Marcos Adede y. Direito dos animais na legislação brasileira. Porto Alegre: Fabris, 2006.
CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária. Resolução n.º 1.138, de 16 de dezembro de 2016. Aprova o Código de Ética do Médico-Veterinário. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 jan. 2017, Seção 1, p. 107-109.
CHUAY, Rafaella. Manifesto pelos direitos dos animais. Rio de Janeiro: Record, 2009.
CNE/CES – Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução n.º 3, de 15 de agosto de 2019. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
DIAS, Edna Cardoso. Tutela jurídica dos animais. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
GADOTTI, Moacir. Projeto político-pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio (Orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 33-41.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MAIORKA, Paulo César. Medicina veterinária legal: uma demanda crescente da sociedade. Informativo do CRMV-SP, São Paulo, ano 22, n. 61, fev. 2016.
MENEZES, Marília Gabriela de; SANTIAGO, Maria Eliete. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Revista Pro-Posições [on-line], v. 25, n. 3, p. 45-62, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072014000300003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 23 jun. 2018.
MILARÉ, Édis. Direito do ambiente. São Paulo: RT, 2013.
MOLENTO, Carla Forte Maiolino. Bem-estar animal: qual é a novidade? Acta Scientiae Veterinariae, v. 35, n. 2, p. 224-226, 2007.
MOLENTO, Carla Forte Maiolino. Ensino de bem-estar animal nos cursos de medicina veterinária e zootecnia. Ciência Veterinária nos Trópicos, Recife-PE, v. 11, n. 1, p. 6-12, abr. 2008.
OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. Plan de estudios básico de formación Veterinaria: directrices de la OIE. Paris: OIE (on-line), 2013.
OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. Recomendaciones de la OIE sobre las competências mínimas que se esperan de los veterinarios recién licenciados para garantizar servicios veterinarios nacionales de alta calidad. Paris: OIE; 2012.
RODRIGUES, Daniele Tetü. O direito e os animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa. Curitiba: Juruá, 2008.
UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico Faculdade de Veterinária. Pelotas, Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/veterinaria/graduacao/projeto-politico-pedagogico/. Acesso em: 17 jul. 2018.
YOSHIDA, Alberto Soiti. Importância do perito oficial médico veterinário no levantamento de provas nos crimes de maus-tratos aos animais. Orientador: Paulo César Maiorka. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.