PREMISSAS PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INOVADORA: PSICODRAMA PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p543-563

Palavras-chave:

Psicodrama, Psicodrama Pedagógico Online, Educação Online, Narrativas, Histórias de Vida.

Resumo

Esse artigo apresenta um conjunto de princípios descritos a partir de resultados de pesquisa realizada utilizando a técnica de análise do discurso de narrativas individuais e coletivas de alunos de um curso superior na modalidade on-line. As narrativas foram produzidas a partir de vivências psicodramáticas na plataforma do curso, envolvendo debates, dramatizações, reflexões, protagonismo e relatos de histórias de vida compartilhadas. Na intersecção teórica do Psicodrama Clássico, proposto por Moreno, e nas reinterpretações deste para o contexto educacional, conduzidos por Maria Alicia Romaña, fundamentamos também a base teórica em conceitos de Paulo Freire e Vygotsky. O desenho metodológico da pesquisa evidencia a prática como um processo de legitimação do conhecimento científico. Conclui-se que a aplicação efetiva do Psicodrama Pedagógico on-line abre caminhos bem fecundos para a proposição de práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para (re)configurar novos espaços de aprendizagens na modalidade de Educação on-line.

Biografia do Autor

Luciano Gamez, Universidade Federal de São Paulo

Psicólogo e professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo, lotado no Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp. É responsável pelas disciplinas de Ensino e Aprendizagem, e também Ergonomia de Interação, no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. Realiza pesquisa na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina na Unifesp e atualmente está em estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Gamez é graduado em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1992), é mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho (1998), doutor em Ergonomia Cognitiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com estágio de pesquisa doutoral na École Polytechique de Montreal, no Québec, apoiado pelo Programa de Doutorado Sanduiche do CNPq, da qual foi bolsista. 

Viviane Cristina Marques, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestranda em Educação; Especialista em Educação Inclusiva; estudante do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional e Professora da Rede Municipal de Campinas.

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2021-06-30

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Artigos