O OLHAR SOCIOLÓGICO COMO PILAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Patrícia Furtado Fernandes Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba http://orcid.org/0000-0002-4836-6402
  • Lucília Regina de Souza Machado Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-9029-3019

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p348-367

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Ensino de Sociologia, Olhar sociológico, Educação Profissional

Resumo

O problema que motivou a elaboração deste artigo diz respeito à necessidade de se analisar como a disciplina de Sociologia ou seus componentes podem possibilitar a integração de conteúdos de cursos técnicos e do ensino médio geral; ou seja, se eles detêm alguma especificidade no contexto na modalidade educacional do ensino médio integrado e o que essa seria. Tal exame se justificou pela premência na definição de estratégias que contribuam para a superação da dualidade estrutural do ensino brasileiro e a formação integral do aluno. Responder a essa indagação é o objetivo deste artigo, o que demarca seu caráter propositivo. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa de revisão teórica e outra de abordagem empírica, essa junto a docentes de Sociologia de Institutos Federais. O principal resultado dessa análise diz respeito à importância da especificidade do olhar sociológico como elemento de conexão dos conteúdos dos cursos técnicos e do ensino médio. O desenvolvimento desse olhar na atividade pedagógica de professores e na aprendizagem dos alunos remete para o exercício do estranhamento, da desconfiança e da dúvida dando vez à necessária contextualização e desnaturalização de conceitos, comportamentos e práticas sociais.

Biografia do Autor

Patrícia Furtado Fernandes Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA – BH, Licenciada em Ciências Sociais pela UFJF, professora EBTT no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Lucília Regina de Souza Machado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-doutora em Sociologia do Trabalho pelo Iresco em Paris, professora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à cultura Tradução A. J. Gouveia. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 39-64.

DESTERRO, Fabio Braga do. Sobre livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio. Orientadora: Anita Handfas. 2016. 270f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.aconteceeventos.com.br/Anais%20ENESEB/resumos/PPT-eposter-trab-aceito-0177-1.pdf. Acesso em: 11 dez. 2016.

DIAS, Reinaldo. Fundamentos de sociologia geral. 2. ed. ampl. e atual. Campinas: Alínea, 2000.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, José G. S. et al. Os lugares da sociologia na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 13, p. 150-169, out. 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6319. Acesso em: 19 dez. 2017.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino Médio e Técnico com Currículos Integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 1-17.

MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Tradução Waltensir Dutra. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

MIRANDA, Vanessa Mutti de Carvalho. Sociologia, ensino de ciências e iniciação científica. In: V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – V ENESEB. Anais... Brasília, 2017. Disponível em: http://www.aconteceeventos.com.br/Anais%20ENESEB/resumos/PPT-eposter-trab-aceito-0076-1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2017.

MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 1-19, jul. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/pffco/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/6702-11831-1-SM.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/pffco/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/62525-81631-1-PB.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.

MOURA, Dante Henrique.; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782015000401057&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 7 maio 2017.

OLIVEIRA, Amurabi. Sentidos e dilemas do ensino de sociologia: um olhar sociológico. Revista Inter-Legere, Natal, n. 9, p. 25-39, jul./dez. 2011. Disponível em: file:///C:/Users/pffco/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/4402-10253-1-PB.pdf. Acesso em: 4 set. 2016.

REGATTIERI, Marilza; CASTRO, Jane Margareth. Currículo integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Representação no Brasil, 2013.

SILVA, Ileizi F. A imaginação sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes. Minicurso: experiências e práticas de ensino. Curitiba, Simpósio Estadual de Sociologia, 20-22 de junho 2005.

SILVA, Marineide Maria; RUSCHEL Vanderci Benjamin. A autobiografia de estudantes no ensino médio: pensando sobre si, descobrindo a sociologia. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO / VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Anais... Curitiba, ago. de 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24486_12822.pdf. Acesso em: 5 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos