O OLHAR SOCIOLÓGICO COMO PILAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p348-367Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Ensino de Sociologia, Olhar sociológico, Educação ProfissionalResumo
O problema que motivou a elaboração deste artigo diz respeito à necessidade de se analisar como a disciplina de Sociologia ou seus componentes podem possibilitar a integração de conteúdos de cursos técnicos e do ensino médio geral; ou seja, se eles detêm alguma especificidade no contexto na modalidade educacional do ensino médio integrado e o que essa seria. Tal exame se justificou pela premência na definição de estratégias que contribuam para a superação da dualidade estrutural do ensino brasileiro e a formação integral do aluno. Responder a essa indagação é o objetivo deste artigo, o que demarca seu caráter propositivo. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa de revisão teórica e outra de abordagem empírica, essa junto a docentes de Sociologia de Institutos Federais. O principal resultado dessa análise diz respeito à importância da especificidade do olhar sociológico como elemento de conexão dos conteúdos dos cursos técnicos e do ensino médio. O desenvolvimento desse olhar na atividade pedagógica de professores e na aprendizagem dos alunos remete para o exercício do estranhamento, da desconfiança e da dúvida dando vez à necessária contextualização e desnaturalização de conceitos, comportamentos e práticas sociais.
Referências
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à cultura Tradução A. J. Gouveia. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 39-64.
DESTERRO, Fabio Braga do. Sobre livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio. Orientadora: Anita Handfas. 2016. 270f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.aconteceeventos.com.br/Anais%20ENESEB/resumos/PPT-eposter-trab-aceito-0177-1.pdf. Acesso em: 11 dez. 2016.
DIAS, Reinaldo. Fundamentos de sociologia geral. 2. ed. ampl. e atual. Campinas: Alínea, 2000.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, José G. S. et al. Os lugares da sociologia na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 13, p. 150-169, out. 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6319. Acesso em: 19 dez. 2017.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino Médio e Técnico com Currículos Integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 1-17.
MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Tradução Waltensir Dutra. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
MIRANDA, Vanessa Mutti de Carvalho. Sociologia, ensino de ciências e iniciação científica. In: V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – V ENESEB. Anais... Brasília, 2017. Disponível em: http://www.aconteceeventos.com.br/Anais%20ENESEB/resumos/PPT-eposter-trab-aceito-0076-1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2017.
MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 1-19, jul. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/pffco/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/6702-11831-1-SM.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/pffco/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/62525-81631-1-PB.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.
MOURA, Dante Henrique.; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782015000401057&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 7 maio 2017.
OLIVEIRA, Amurabi. Sentidos e dilemas do ensino de sociologia: um olhar sociológico. Revista Inter-Legere, Natal, n. 9, p. 25-39, jul./dez. 2011. Disponível em: file:///C:/Users/pffco/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/4402-10253-1-PB.pdf. Acesso em: 4 set. 2016.
REGATTIERI, Marilza; CASTRO, Jane Margareth. Currículo integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Representação no Brasil, 2013.
SILVA, Ileizi F. A imaginação sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes. Minicurso: experiências e práticas de ensino. Curitiba, Simpósio Estadual de Sociologia, 20-22 de junho 2005.
SILVA, Marineide Maria; RUSCHEL Vanderci Benjamin. A autobiografia de estudantes no ensino médio: pensando sobre si, descobrindo a sociologia. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO / VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Anais... Curitiba, ago. de 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24486_12822.pdf. Acesso em: 5 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.